Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Vulnerabilidades do ambiente local - impactes no estado de saúde autoavaliado da população residente na Área Metropolitana de Lisboa
Helena Nogueira > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2008, p. 5 - 18

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia de análise das determinantes contextuais da saúde em áreas urbanas e os resultados obtidos com a sua aplicação à Área Metropolitana de Lisboa (AML), ao nível das suas freguesias. Trata-se de um resumo elaborado a partir da metodologia desenvolvida e resultados obtidos numa dissertação de doutoramento em Geografia (Geografia da Saúde), apresentada em 2007 à Universidade de Coimbra. Desenvolvida numa perspectiva ecológica de saúde e de doença, a ênfase da investigação foi colocada na teorização e operacionalização das múltiplas dimensões do ambiente com possível impacte na saúde, insistindo sobretudo nos aspectos que marcam as diferenças entre as áreas. Posteriormente, avaliou-se o impacte das dimensões ambientais consideradas no estado de saúde auto-avaliado da população residente na AML e as suas inter-relações com as determinantes individuais da saúde.

palavras-chave: determinantes ambientais da saúde; metodologias de análise de dados; multidimensionalidade do ambiente local, estado de saúde autoavaliado; Área Metropolitana de Lisboa.


Estudo
Download do documento PDF (141 Kb)