Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Panorama das populações estrangeiras nos estados-membros da União Europeia (composição por nacionalidades)
Humberto Moreira > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2008, p. 19 - 78

Resumo

No anterior número da Revista de Estudos Demográficos (RED) encontra-sepublicado o artigo intitulado União Europeia: um espaço compartilhado por diferentes populações. Nele se descreve a evolução demográfica e territorial da UE e a relevância cada vez maior da imigração, com o consequente aumento da população estrangeira residente. Embora, na generalidade, esta situação se verifique com maior ênfase nos estados-membros mais desenvolvidos. De acordo com o respectivo resumo introdutório deste artigo, o actual número da RED dá continuidade ao estudo sobre os estrangeiros residentes na União Europeia, com uma análise mais detalhada deste tema demográfico, ao nível individual dos 27 estados-membros.
Os dados estatísticos utilizados para a análise da estrutura da população residente por nacionalidades, por motivo de disponibilidade, não se referem a um único ano de referência, mas a um período situado entre 1999 (França) e 2006 (Portugal). Para uma melhor observação das componentes nacional e não nacional da população residente, apresentam-se por estado-membro as respectivas frequência absolutas e relativas. Para os residentes não nacionais, em cada um dos actuais 27 estados-membros, estabeleceu-se um ranking das nacionalidades mais expressivas e a referente proporção na comunidade estrangeira residente.

palavras-chave: estatísticas oficiais, cidadãos nacionais, cidadãos estrangeiros, estrutura da população, país de nacionalidade, proporção de nãonacionais


Estudo
Download do documento PDF (696 Kb)