Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

A participação das mulheres imigrantes no mercado de trabalho: os casos de França e Itália
Giovanna Tattolo > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2008, p. 5 - 22

Resumo

A feminização dos fluxos migratórios, coincidente com o aumento da proporção de mulher na primeira geração de migrantes, incluindo por motivos de trabalho, torna cada vez mais importante a análise das condições que determinam e influenciam a entrada das mulheres imigrantes no mercado de trabalho.
A França e a Itália são países representativos de duas tendências imigratórias bem distintas.O objectivo deste estudo é calcular indicadores detalhados sobre a participação das mulheres imigrantes no mercado de trabalho que evidenciem a diversidade de situações, para cada um dos países de origem, os vários factores relacionados com o processo migratório e as características sócio demográficas das populações migrantes.
Utilizam-se os resultados dos Recenseamentos da População em vez do Inquérito ao Emprego devido ao significativo número de registos necessários para analisar os aspectos específicos da população migrante. Os resultados preliminares confirmam a grande heterogeneidade da propensão da população migrante, em cada país, para ser activa. As diferenças nos perfis de idade apontam para a influência de outros factores, a aprofundar ainda.

palavras-chave: migrações femininas; mercado de trabalho; taxas de actividade; análise comparativa Itália/ França


Estudo
Download do documento PDF (372 Kb)