Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

A história das estatísticas do trabalho em Portugal : o papel do Inquérito ao Emprego
Sónia Torres > Estatísticas do Emprego - 3.º Trimestre de 2009 > INE, 2009, p. 36 - 45

Resumo

Os primeiros resultados obtidos a partir de um Inquérito ao Emprego realizado em Portugal reportam ao 1º semestre de 1974. Este inquérito semestral foi conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e tinha a designação de Inquérito Permanente ao Emprego. Os seus resultados, todavia, só viriam a ser publicados em Abril de 1979, mês em que o INE disponibilizou séries retrospectivas para um conjunto restrito de quadros, desde o 1º semestre de 1974 até ao 2º semestre de 1977.

O lançamento daquele inquérito junto das famílias constituiu um marco importante no historial das estatísticas sobre o mercado de trabalho disponíveis em Portugal. Na verdade, até àquela data, as estatísticas sobre este tema disponíveis no INE provinham essencialmente de duas fontes distintas:1 Recenseamentos da População, exaustivos mas de periodicidade decenal;

Contagens anuais dos efectivos (pessoal ao serviço) nas empresas, do número de inscritos em ordens profissionais ou do número de contribuintes, apuradas pelos Ministérios competentes.


Estudo
Download do documento PDF (92 Kb)