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Acessibilidades e construção na Área Metropolitana de Lisboa : 1991-2001
Ana Alexandrino Silva , Francisco Vala > Revista de Estudos Regionais - Região de Lisboa e Vale do Tejo - 2.º Semestre de 2001 > INE, 2002, p. 25 - 40

Análise Mapas temáticos
Resumo
As regiões metropolitanas constituem, nos dias de hoje, espaços privilegiados de inovação para onde confluem pessoas e bens. Uma das abordagens recorrentes na discussão da formação de espaços metropolitanos reside na tensão entre as vertentes económica, demográfica e social, materializada na concorrência pelo espaço disponível. Na presente discussão procuramos mostrar e medir a influência das principais vias rodoviárias nos processos de expansão urbana da Área Metropolitana de Lisboa no período 1991-2001. Esta relação tem constituído um factor-chave para a explicação da evolução dos territórios metropolitanos, mas a sua influência raramente tem sido expressa quantitativamente. Explo-ramos aqui uma das abordagem possíveis na análise desta associação. Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma associação entre a densidade de alojamentos e a área de influência das estradas e dos nós que as constituem. Apesar disso, não permitem inferir de forma inequívoca a relação entre o crescimento dos alojamentos e a construção de novas estradas. É sabido, no entanto, que a ¿resposta¿ da dotação deste tipo de equipamentos não é imediata e que a explicação do aumento de alojamentos é bastante mais complexa. Esta discussão integra-se, por isso, noutra mais ampla que tem vindo a ser recentrada pela geografia e outras ciências de âmbito regional e urbano: a modelização das teorias sobre expansão urbana.
Estudo
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