Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Em 2021, o potencial de aquecimento global voltou a diminuir apesar do crescimento económico
Conta das Emissões Atmosféricas
Em 2021, o potencial de aquecimento global voltou a diminuir apesar do crescimento económico - 2021
13 de outubro de 2023

Resumo

Em 2021, um ano ainda afetado pelos efeitos da pandemia de COVID-19, o Potencial de Aquecimento Global (GWP) voltou a diminuir (-1,6% em relação ao ano anterior), num contexto económico marcado por um forte crescimento económico em que o Valor Acrescentado Bruto (VAB) aumentou 5,5% em volume, a maior evolução positiva desde 1990. Em contrapartida, os outros indicadores de stress ambiental pioraram: O Potencial de Acidificação (ACID) e o Potencial de Formação de Ozono Troposférico (TOFP) aumentaram 2,8% e 3,8%, respetivamente.

Os ramos de atividade que mais contribuíram para a diminuição do Potencial de Aquecimento Global foram “Energia, água e saneamento” (-12,6%) e “Indústria” (-4,5%). Por outro lado, a recuperação económica contribuiu para os aumentos das emissões de gases de efeito de estufa nos ramos dos Transportes, informação e comunicação (23,8%), Construção (10,3%) e Comércio e restauração (7,6%).

A conjugação da redução das emissões de GWP com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) determinaram uma redução da Intensidade Carbónica da economia portuguesa de 6,9%, atingindo o valor mais baixo desde 1995, o início da série de observações.


Destaque
Download do documento PDF (486 Kb)
Quadros
Excel Excel (634 Kb)
ZIP CSV (144 Kb)