Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Em Fevereiro, consumo desacelerou e investimento caiu. Importações e exportações nominais agravaram variação negativa
Síntese Económica de Conjuntura
Em Fevereiro, consumo desacelerou e investimento caiu. Importações e exportações nominais agravaram variação negativa - Março de 2009
20 de abril de 2009

Resumo
Em Março, na Área Euro (AE) e na União Europeia (UE27), os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores prolongaram as respectivas tendências descendentes, registando os valores mais baixos das séries iniciadas em Março de 1995, embora diminuindo menos intensamente que nos meses anteriores.
Em Portugal, o indicador de actividade económica apresentou uma forte redução em Fevereiro. O indicador de clima económico, já disponível para Março, registou nesse mês uma diminuição ténue após ter recuado fortemente nos meses anteriores. O indicador de consumo privado desacelerou significativamente em Fevereiro, em resultado do contributo negativo de ambas as componentes, consumo corrente e duradouro, mais expressivo no segundo caso. O indicador de FBCF prolongou em Fevereiro a acentuada trajectória descendente observada desde o início de 2008, reflectindo a diminuição registada em todas as componentes, mas principalmente na de material de transporte. Relativamente ao comércio internacional de bens, no conjunto dos dois primeiros meses do ano, as importações e exportações registaram taxas de variação homóloga nominal de -30,4% e -30,0%, respectivamente.
Em Março, a taxa de variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi -0,4%, retomando o movimento descendente iniciado em Julho (mês em que se registou a redução da taxa normal do IVA em 1,0 p.p.), sobretudo devido ao impacto da forte redução homóloga da classe “Transportes”, que se deverá manter nos próximos meses. O diferencial entre o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) da AE e de Portugal aumentou 0,1 p.p. em Março para 1,2 p.p..

Destaque
Download do documento PDF (257 Kb)