Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,0%
Índice de Preços no Consumidor
Estimativa Rápida
Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,0% - Abril de 2020
30 de abril de 2020

Resumo

Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido nula em abril de 2020, taxa idêntica à registada em março. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de -0,1%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior. Destaca-se o aumento da taxa de variação homóloga dos produtos alimentares não transformados para 8,4% (taxa superior em 5,5 p.p. à do mês anterior) e a variação de -9,1% para os produtos energéticos (-3,7% em março), refletindo reduções dos preços dos combustíveis e da eletricidade.
Relativamente ao mês anterior o IPC terá aumentado 0,6% (em março, a variação mensal foi 1,4% e em abril de 2019 foi 0,6%).
Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,2%, valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês precedente.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,1% (valor idêntico ao registado em março de 2020).
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de abril serão publicados no próximo dia 13 de maio.

Apesar das circunstâncias determinadas pela pandemia COVID-19, o INE irá procurar manter o calendário de produção e divulgação, embora seja natural alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária. Por esse motivo apelamos à melhor colaboração das empresas, das famílias e das entidades públicas na resposta às solicitações do INE, utilizando a Internet e o telefone como canais alternativos aos contatos presenciais. Na verdade a qualidade das estatísticas oficiais, particularmente a sua capacidade para identificar os impactos da pandemia, depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece.


Destaque
Download do documento PDF (173 Kb)