Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicador de investimento abranda e o de consumo acelera ligeiramente em Fevereiro. Importações e exportações nominais aceleram
Síntese Económica de Conjuntura
Indicador de investimento abranda e o de consumo acelera ligeiramente em Fevereiro. Importações e exportações nominais aceleram - Março de 2008
17 de abril de 2008

Resumo
Em Março, o indicador de sentimento económico e o indicador de confiança dos consumidores da Zona Euro prolongaram o movimento descendente iniciado em Agosto passado. No mesmo mês, o preço do petróleo e o índice de preços de matérias-primas continuaram a apresentar crescimentos homólogos elevados.
No plano interno, o indicador de clima económico recuperou ligeiramente em Março e o indicador de actividade económica apresentou uma ténue aceleração em Fevereiro. O consumo privado terá apresentado um maior dinamismo em Fevereiro em resultado da aceleração observada no consumo de bens duradouros. Destacam-se as elevadas taxas de crescimento homólogas das vendas de veículos ligeiros de passageiros apresentadas entre Dezembro e Março. Pelo contrário, o indicador de investimento aponta para um abrandamento significativo desta variável nos dois primeiros meses de 2008, o que em Fevereiro terá resultado sobretudo da componente de material de transporte. Os indicadores do lado da oferta, como os índices de volume de negócios e de produção, apresentaram variações homólogas mais elevadas em Fevereiro. Em termos nominais, as importações e as exportações aceleraram em Fevereiro, mais intensamente no segundo caso, registando crescimentos homólogos de 13,7% e 8,6%, respectivamente. Este comportamento estará parcialmente associado ao dia útil adicional em Fevereiro de 2008, o que beneficia a comparação homóloga.
Em Março, a inflação homóloga foi de 3,1%, mais 0,2 p.p do que no mês anterior, atingindo o máximo desde Junho de 2006. Esta aceleração dos preços está em linha com a aceleração registada na Zona Euro, permanecendo contudo relativamente mais moderada a variação homóloga do IHPC em Portugal.
Destaque
Download do documento PDF (247 Kb)