Page 8 - Revista Eletr

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“A
ENTREVISTA
PELO
TELEFONE
É MENOS
INVASIVA DA
PRIVACIDADE
FAMILIAR
QUE A
ENTREVISTA
PRESENCIAL
INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
8
INE
WS
L
UCÍLIA
DE
C
ARVALHO
,
COORDENADORA
DO
PROJECTO
IE-CATI
Lucília de Carvalho é Metodóloga, Professora Associada e Investigadora do Centro de Estatística
e Aplicações na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Consultora do INE e sua
representante no Comité Consultivo Europeu de Estatística.
INEWS
– Comecemos por enquadrar, de forma muito breve, o tema
“Inquérito ao Emprego” (IE). Quem é contactado pelo INE para
responder a este inquérito?
– São contactados quase 23 mil alojamentos, seleccionados através
de técnicas estatísticas a fim de constituírem uma
amostra representativa de toda a população e com a
dimensão necessária ao cumprimento da legislação
comunitária que regula o IE.
INEWS
– Quando e em que zonas do País são contactados esses
alojamentos?
– O inquérito realiza-se trimestralmente estando a respectiva
amostra distribuída uniformemente pelas 13 semanas que constituem o
trimestre. A amostra encontra-se distribuída por todas as NUTS III,
sendo divulgados resultados ao nível da NUTS II.
INEWS
– Até há pouco tempo, essas entrevistas eram feitas só em casa
das pessoas. O INE tem vindo a desenvolver um trabalho de
modernização que na realidade corresponde a uma mudança que vai
conduzir à chamada entrevista “CATI” (
Computer Assisted Telephone
Interview
), recentemente iniciada e ainda em testes.
L.C.
L.C.
INEWS
– É uma entrevista realizada pelo telefone. O entrevistador contacta a
família através dum telefone fixo ou portátil, cujo número foi recolhido
numa primeira entrevista presencial – no caso do IE haverá sempre uma
primeira entrevista presencial – e regista as respostas em computador,
como acontecia anteriormente.
INEWS
- Quais as dificuldades de passar um inquérito
presencial para um inquérito por telefone?
. – As dificuldades situam-se a dois níveis.
O primeiro prende-se com o questionário que tem de ser adaptado a uma
entrevista telefónica. O questionário deve ser curto e ter uma linguagem
clara para que as perguntas possam ser bem entendidas e a entrevista
demore pouco tempo. Para isso o entrevistador tem que ter uma formação
especial a fim de que possa esclarecer rápida e eficientemente qualquer
dúvida levantada pela pessoa que responde ao inquérito.
A segunda dificuldade prende-se com a modificação ao nível da
informação recolhida pelo inquérito que uma mudança de questionário e
do modo de entrevistar pode produzir. Experiências análogas realizadas
noutros países mostram que o número de entrevistas realizadas pode
baixar e que o padrão das respostas também pode modificar-se, o que
conduziria a resultados difíceis de comparar com os que o inquérito
produzia anteriormente.
- O que é um inquérito cuja recolha é por CATI?
L.C.
L.C
“P
ARA AS
FAMÍLIAS
ESTA
FORMA DE
RESPONDER
TEM MUITAS VANTAGENS