Page 7 - Revista Eletr

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INE
WS
O
QUESTIONÁRIO
Uma entrevista para ser conduzida por telefone exige a construção de um
questionário “para ser lido”. Por esta razão, houve necessidade de
adaptar o questionário do IE em vigor (para entrevistas presenciais).
Esta adaptação fez-se seguindo alguns princípios, dos quais se destacam
os seguintes:
Simplificação da linguagem, de modo a garantir a sua adaptação à
oralidade. Para o efeito, houve necessidade de desdobrar algumas
questões e de restringir o questionário às variáveis/universos
obrigatórios ao nível comunitário (evitando que se tornasse
demasiado longo).
Padronização dos procedimentos dos entrevistadores, que contam
com auxílios diversos, no questionário electrónico, na formação
específica, ou nos diferentes manuais e FAQ distribuídos.
Melhor organização do questionário, que segue um itinerário lógico,
do ponto de vista da selecção dos indivíduos que vão respondendo
sucessivamente aos diferentes blocos (áreas temáticas).
Racionalização dos conteúdos. Aproveitou-se a oportunidade para
confinar os conteúdos do questionário às obrigações comunitárias e
convenções e procedeu-se à consulta de alguns utilizadores mais
frequentes.
O questionário IE-CATI inclui 141 questões, organizadas segundo as
seguintes 12 áreas temáticas (sensivelmente as mesmas do questionário
anterior):
Caracterização dos alojamentos (bloco comum a vários inquéritos às
famílias).
Identificação e caracterização de todos os indivíduos residentes no
alojamento.
Identificação da condição perante o trabalho (empregados e não
empregados) de todos os indivíduos com 15 ou mais anos.
Caracterização do emprego dos empregados.
Procura de emprego dos empregados.
Procura de emprego dos não empregados dos 15 aos 74 anos, de
modo a poder distingui-los em desempregados e inactivos.
Inscrição num Centro de Emprego do IEFP.
Experiência de trabalho dos não empregados.
Situação 1 ano antes, de todos os indivíduos com 16 ou mais anos.
Educação e formação, formal e não formal, dos indivíduos com 15 ou
mais anos.
Rendimento dos empregados por conta de outrem.
T
ESTEMUNHOS
DE
COLABORADORES
DA
RECOLHA
TELEFÓNICA
DO
I
NQUÉRITO
AO
E
MPREGO
“Muitas vezes, logo no início do telefonema as pessoas manifestam
alguma relutância, mas superada essa fase respondem na totalidade
e mostram disponibilidade para responder no próximo trimestre.
A minha percepção é de que respondem com honestidade, uma vez
que o contacto telefónico é rápido e as perguntas estão encadeadas”.
“Devo confessar que não esperava inicialmente que os meus
resultados fossem tão bons quanto os que tenho agora, por variados
motivos sendo que o principal era o receio de o inquérito ser
demasiado longo e as pessoas inquiridas não “aguentarem”.
Ao fim destas primeiras 6 semanas, os resultados são francamente
motivadores”.
“O mais difícil está feito…e vamos continuar! Neste contexto,
felicito todos os colegas envolvidos no projecto IE-CATI pelo
esforço e dedicação, no qual todos assumiram
responsabilidades”.
INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
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