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INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
5
E
VOLUÇÃO
T
ECNOLÓGICA
NA
RECOLHA
DE
DADOS
:
INE
WS
CRIAÇÃO
DE
UM
C
ENTRO
DE
C
ONTACTOS
A transição de recolha presencial
para telefónica, iniciou-se em 2005
e tem vindo a desenvolver-se em
operações de menor complexidade
e dimensão amostral, como os
Inquéritos Qualitativo de Conjun-
tura aos Consumidores, à Procura
Turística de Residentes e às
Tecnologias de Informação e
Comunicação nas Famílias. Desde o princípio que o grande objectivo do
INE era – após estabilização nas operações de menor dimensão – aplicar o
novo método ao seu maior inquérito às famílias: o Inquérito ao Emprego
(IE). Este objectivo começou a concretizar-se em 2009.
Embora a população em geral esteja já muito familiarizada com a
existência de inúmeros estudos/sondagens efectuados pelo telefone,
quando estão em causa os dados estatísticos oficiais de um país as
exigências e implicações assumem uma natureza e responsabilidades
diferentes.
Para passar a fazer entrevistas por telefone não se pode simplesmente
“decalcar” o que é feito na entrevista presencial. Está em causa um longo
e exaustivo trabalho de adaptação em diversos domínios.
Para desenvolver esse trabalho para o Inquérito ao Emprego foi criado, em
Abril de 2008, um Grupo de Trabalho interno constituído por técnicos de
várias unidades, sob coordenação de Lucília de Carvalho, metodóloga,
professora universitária e consultora do INE
.
Para além disso, o INE informou-se das melhores práticas a nível
internacional, recolhendo documentação e promovendo visitas de estudo
a instituições congéneres.
No dia 9 de Outubro de 2009, foi realizada, a nível experimental, a
primeira entrevista CATI do Inquérito ao Emprego no nosso país. Nesta
fase, a recolha de dados do IE encontra-se em testes, sendo feita em
simultâneo nos dois métodos: presencial e telefónico. Assim, o INE pode
testar internamente (comparando os resultados dos dois métodos) e
verificar se a diferença nos modos de recolha não se poderá traduzir em
diferenças nos resultados finais. A avaliação e os testes a efectuar irão
determinar a necessidade de eventuais ajustes com vista à consolidação
do questionário no novo modo de recolha.
A
LTERAÇÃO
NO
MODO
DE
RECOLHA
DE
DADOS
JUNTO
DAS
FAMÍLIAS
:
O
CASO
DO
I
NQUÉRITO
AO
E
MPREGO
Em Setembro de 2009, o INE adoptou uma solução integrada de Gestão de Contactos, com vista a suportar a gestão
de entrevistas por CATI numa moderna plataforma tecnológica, que permite melhorar e facilitar substancialmente
todo o processo. Esta opção técnica traduz-se, também, em vantagens para o respondente, que assim pode ver
respeitadas, commaior rigor, as suas indicações para dias e horas de contacto e ver a sua entrevista decorrer de forma
mais célere.