22
FI
n.º 48
O PA nos recursos eletrónicos do IPS
A promoção do PA também é feita utilizando os recursos eletrónicos disponíveis, nomeada-
mente na página de entrada do Portal do IPS, nos sítios de todas as Escolas IPS, bem como no
circuito interno da ESCE. Também no Manual de Acolhimento aos Novos Estudantes o PA é
referenciado de forma enfática.
Disseminação periódica de Destaques do INE…
Ao nível externo, a divulgação é feita para todos os Serviços que pertencem ao IPS através de
envio de e-mail com os Destaques que periodicamente recebemos do INE, os quais são distri-
buídos por todas as Bibliotecas do IPS, assim como algumas edições de bolso que nos chegam
em maior número de exemplares.
…e de material promocional do PA
Houve, ainda, o cuidado de afixar cartazes de divulgação do PA do IPS pelas cinco escolas, in-
cluindo os Serviços da Presidência do IPS.
FI:
Quais são os produtos/serviços mais procurados pelas/os utilizadoras/es (quem são
elas/es)? Para que efeitos?
Os utilizadores que procuram o PA pertencem em maior número à comunidade ESCE. Dentro
desta, e em relação ao universo dos alunos, constata-se que este grupo procura o PA para com-
plementar o trabalho final de curso (Relatório de estágio ou Projeto organizacional aplicado)
com dados estatísticos. No que diz respeito ao universo dos docentes, a informação estatística
é especialmente utilizada como apoio à atividade letiva.
Os produtos e serviços mais procurados são a Classificação Portuguesa das Atividades Econó-
micas – CAE (que, embora esteja disponível em formato papel, é mais consultada online no PA),
os Censos 2011 e as Estatísticas do Emprego. Por outo lado, a procura de informação na área
da Saúde tem vindo a aumentar, uma vez que a Biblioteca da Escola Superior de Saúde partilha
o mesmo espaço com a Biblioteca da ESCE.
FI:
Quais são os principais benefícios do PA?
O PA tem como principal benefício o facto de os utilizadores
poderem contar com a orientação e o apoio presencial de assistentes
técnicas que, desde a criação do PA, frequentam as ações de forma-
ção realizadas pelo INE, no âmbito da RIIBES. Quando este apoio não
é suficiente para chegar aos dados estatísticos desejados ou para
aceder às múltiplas funcionalidades existentes no Portal, recorre-se
ao apoio especializado prestado pelo INE através da linha de Apoio
ao Cliente.
O PA oferece
um apoio
personalizado
na identificação
e pesquisa de
informação
estatística