Page 6 - n_35.cdr

This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

pág. 06 RIIBES / Folha Informativa n.º 35 – Setembro 2011

Dr. Armando Vieira

Presidente da ANAFRE gonistas

osos mas s e operantes, tos das sias"

Censos 2011 no

21 de Março é o marco e r o Censos 2011 que promoveu a obtenção ande enverga-dura no nosso País: o XV ento Geral da Habitação.

Visando recolher para conh zar estatistica-mente, as condições de vida da população e os tipos de alojamento existentes em cada parcela demarcada foram alvos a atingir.

Esta operação envolveu jovens de ambos os sexos, nascidos ou residentes em cada freguesia, palco das operações, uns e outros familiarizados com a população residente, facto que, sendo mais evidente nas Freguesias rurais e pequenas Freguesias urbanas, elege o relacionamento entre as pessoas e o conhecimento inalienável.

"Para garantir que tudo func

Não menos considerável nem menos relevante, a intervenção das Juntas de Freguesia em muito contribuiu para a aceitação e preenchimento dos inquéritos, a certeza e fidelidade das respostas, a observância e o cumprimento dos prazos.

Protagonistas silenciosos mas atentos e operantes, os Eleitos das Freguesias foram suporte e charnei-ra na acreditação dos recenseadores junto da população, na abertura dos caminhos que conduzem aos cidadãos respondentes, na facilitação dos contactos dos agentes recenseadores com pessoas mais reservadas e mais resistentes, no apoio aos mais idosos e menos letrados, na assunção de despesas inerentes ao trabalho de campo – fotocópias, por ex. na disponibilização de equipamento informá-tico, de meios de comunicação, de espaço para reuniões e atendimento, de acompanhamento e motivação para que nada falhasse, de tempo para garantir que tudo funcionasse.

Grande foi este desafio!

Permitir que as pessoas abrissem as suas portas e se abrissem na intimidade de suas vidas, respon-dendo a um número tão vasto de questões, algumas tão intimistas, quase chocantes, porém realistas, tocando uma gama tão ampla de assuntos atinentes à esfera pessoal, familiar, social e religiosa de cada agregado, foi tarefa hercúlea que não deve ser dissociada das Juntas de Freguesia. Sem esta base de apoio, a operação censitária sofreria grandes dificuldades de implementação.

por:

Page 6 - n_35.cdr

This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »