This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »pág. 12 RIIBES / Folha Informativa n.º 35 – Setembro 2011
Eduardo Tomé
Doutorado em Economia, Professor da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
"O INE torna-se, portanto, uma ferramenta indispensável para qualquer Universidade de qualidade na área da Economia
e da Gestão"
A presença do INE na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão é essencial para garantir que os estudantes da FCEE (Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa) possam realizar trabalhos de qualidade em que apliquem à realidade portuguesa as teorias que lhes são ensinadas. O INE torna-se, portanto, uma ferramenta indispensável para qualquer Universidade de qualidade na área da Economia e da Gestão. A manipulação, descoberta e análise dos dados do INE é uma competência essencial para os alunos desta área. Um futuro empregador estará tão interessado nos conhecimentos teóricos como no conhecimento do modo como a teoria se aplica em Portugal. E, neste segundo aspecto, o INE é, repito, decisivo. Faço fotos que o INE continue a colaborar com a ULVNF por muitos e bons anos!
Ao longo do curso de Arquitectura vão sendo realizadas análises aos espaços onde um determinado projecto se vai edificar. Numa primeira fase, é de extrema importância a informação recolhida no INE em temas como a população (nomeadamente, segundo a classe etária), o desemprego, as condições de habitabilidade e todo um conjunto de elementos que balizam e suportam as opções quanto aos locais a implementar os edifícios, assim como no que toca à escolha de elementos construtivos vernaculares. Por exemplo, prevendo-se uma saturação da população relativamente a edifícios de habitação multifamiliar, optar-se-á, então, por habitações individuais, facilitando a futura possível aquisição dos imóveis. A Arquitectura e a Informação estatística estão intrinseca-mente ligadas e o livre acesso aos dados, aliado à crescente especificidade das temáticas, permite-nos um rápido entendimento do espaço onde se quer intervir.
"A Arquitectura e a informação estatística estão intrinsecamente
ligadas"
Rogério M. Ferreira
Estudante de Mestrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Palavra de … Utilizador
This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »