Page 9 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Prof. Doutor Carlos Braumann

A RIIBES é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento do ensino e da investigação nas mais variadas áreas do saber, que cada vez mais requerem a utilização de informação estatística. Ao proporcionar o acesso de docentes e estudantes a esta informação de uma forma rápida e eficaz, o INE proporciona à comunidade académica a realização dos seus trabalhos científicos em melhores condições de eficiência e qualidade. Ao fazê-lo, o INE reconhece ainda os benefícios, para a sociedade, da comunidade académica e do seu trabalho de "digestão" e tratamento contextualizado da informação base, de forma a dela extrair sentido e significado e, em consequência, utilidade social.

A Universidade de Évora, através do Protocolo estabelecido com o INE em 2004 para a criação de um Ponto de Acesso da RIIBES na sua Biblioteca central, tem podido tirar grande partido destas vantagens, ainda que alguma ineficiência e saturação dos canais de divulgação leve a uma menor utilização do que seria possível e desejável. Razão para que a Universidade, com o apoio do INE, redobre os esforços para que as vantagens com a utilização deste canal privilegiado de acesso sejam por todos conhecidas.

Naturalmente, o INE também colhe muitos benefícios da comunidade académica, que introduz utilidade acrescida à sua produção estatística, que com ele coopera em vários estudos que investiga inovações metodológicas que melhoram a qualidade da produção estatística reduzindo os seus custos e que forma os quadros altamente qualificados que trabalham no INE ou nos organismos produtores de estatísticas oficiais que com ele colaboram.

,

"Estes últimos anos têm sido de progresso”

“ O INE proporciona à comunidade académica a realização dos seus trabalhos científicos em melhores condições de eficácia e qualidade”

Ao longo dos tempos, tem havido progressos e retrocessos no acesso que o INE proporciona aos dados estatísticos por parte da comunidade académica. Estes últimos anos têm sido de progresso e a RIIBES foi um importante passo nesse sentido, demonstrativo de que o INE leva muito a sério a sua

s na relação dos

misturado”

m longa

Luís Vaz de Camões

pág. 09 tiva n.º 33 – Maio 2011

Page 9 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »