This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »pág. 11 RIIBES / Folha Informativa n.º 33 – Maio 2011
FI: Como se tem dado a conhecer o conjunto de produtos e serviços disponibilizados pelo Ponto, a nível interno e externo?
Helena Freire Cameron (HFC) : Depois da sua inauguração, em Janeiro de 2005, foi feita uma divulgação alargada a todas as instituições no distrito de Portalegre, nomeadamente em autarquias, escolas e empresas, tendo sido enviados cartazes publicitários para afixação em lugares de destaque. Todos os anos lectivos, é reforçada a divulgação do PA através de um desdobrável distribuído aos alunos. Também ao nível da comunidade académica, são regularmente divulgadas todas as notícias referentes à RIIBES, assim como os destaques temáticos, os quais são distribuídos pelas diferentes áreas científicas.
As acções de divulgação e promoção atingem vários públicos-alvo, através dos seguintes meios:
Visitas à biblioteca aquando da recepção aos "caloiros", onde é realizada uma divulgação in loco do PA;
Acções de formação dirigidas a estudantes, docentes, mestrandos e/ou outros segmentos da população académica (de forma regular, anualmente, e para públicos mais específicos, agendadas a pedido); Divulgação aos docentes da ESTG para incentivo à utilização de informação estatística no âmbito das actividades académicas; Acções de sensibilização junto dos alunos da ESTG quanto à importância da informação estatística e da sua utilização no âmbito das actividades lectivas;
Reforço na divulgação do PA da Biblioteca da ESTG junto das escolas do IPP e de entidades localizadas no distrito de Portalegre.
FI: O que é possível perspectivar em termos de dinamização do PA?
HFC: O IPP, através das Bibliotecas das respectivas Escolas, pretende dinamizar a Rede de Informação do INE de forma mais activa junto das comunidades envolventes, através da planificação de acções de divulgação/promoção em conjunto. Também a formação tem constituído uma forte aposta deste PA. No ano passado (26 de Maio de 2010), realizámos uma acção, dinamizada por um técnico do INE, que contou com 21 participantes, de entre professores, investigadores, técnicos de Biblioteca e alunos da ESTG, e se centrou na apresentação da estrutura e funcionalidades do Portal do INE, bem como do site do projecto ALEA, com uma forte componente prática.
O IPP tem uma comunidade académica constituída por cerca de 3000 alunos, 230 professores e 200 funcionários não docentes. É composto por 4 Escolas : três na cidade de Portalegre : Escola Superior de Educação , Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde e, em
Elvas , a Escola Superior Agrária . A sua oferta formativa abarca 22 licenciaturas, 10 mestrados, 14 CET (Cursos de Especialização Tecnológica) e 6 pós-graduações, além de diversas formações de curta duração. O IPP conta também com o C31 - Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação , ainda em fase de instalação, que neste momento já tem 123 membros integrados (33 doutorados, 47 mestres e 43 licenciados).
Recentemente (4 de Maio de 2011), promovemos mais uma formação de cariz idêntico, desta vez realizada na cidade de Elvas , na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Portalegre . Com esta acção, que contou com 30 participantes (docentes, alunos e pessoal não docente), pretendeu-se atingir o público de outra cidade onde existe uma Escola do IPP.
A formação em proximidade dos seus utilizadores
Ponto de Acesso (co)operante
site
This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »