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cont.

Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia

FI: Quais são os produtos/serviços mais solicitados pelos utilizadores? Para que efeitos?

Dulce Correia: De uma forma geral, os produtos mais solicitados em formato impresso são os Anuários Estatísticos de Portugal e da Região Centro, assim como as publicações das áreas de Turismo, População e Saúde. Sempre que as estatísticas estão disponíveis online, os utilizadores recorrem, preferencialmente, ao Portal do INE. Em relação aos serviços, o rápido e fácil acesso telefónico a técnicos do INE, para esclarecimento de dúvidas, é destacado como uma mais-valia pelos utilizadores, os quais, normalmente, recorrem ao PA para a realização de trabalhos académicos de vários estádios de formação.

FI: Que formas de apoio são asseguradas aos utilizadores do PA?

Dulce Correia: Em primeiro lugar, apoio presencial pelo técnico destacado para o efeito que, para além disso, os elucida acerca da existência do Portal do INE e da informação que lá poderá ser recolhida e, ainda, da mais-valia que é poder recorrer ao apoio especializado dado por técnicos do INE através do telefone. Por outro lado, há ainda a considerar o apoio à distância, através do envio de respostas a pedidos formulados pelos utilizadores para o endereço apoio.ine@ipleiria.pt.

FI: Fazem difusão selectiva de informação do INE? Com que periodicidade?

Dulce Correia: Toda a informação enviada pelo INE, incluindo os Destaques, é colocada no Ponto de Acesso para consulta pelo público em geral. Quando recebemos notícia de algum evento mais específico, com impacto a nível nacional, reencaminhamo-lo para o público-alvo, via correio electrónico.

FI: O que se perspectiva em termos de dinamização do PA?

Dulce Correia: O Portal dos Serviços de Documentação do IPL é o veículo privilegiado de divulgação de informação e das actividades desenvolvidas pelo PA junto da comunidade académica e civil. Assim, neste âmbito, irão ser criadas e divulgadas, através deste meio, as FAQ´s previstas. Estas versarão sobre tudo o que disser respeito ao PA, nomeadamente, sobre quais os passos essenciais que os utilizadores deverão seguir para serem bem sucedidos na pesquisa e navegação do Portal do INE, bem como sobre a forma como se encontra organizada a informação do INE em suporte de papel. Mais uma vez tendo em atenção a comunidade civil e académica onde este PA se insere, é nossa intenção realizar uma acção de formação que verse os produtos estatísticos do INE, assim como as estatísticas europeias e posteriormente, realizar uma outra edição num outro campus do IPL.

FI: Que sugestões apresentaria para valorizar a RIIBES?

Dulce Correia: O PA do IPL gostaria de propor ao INE que, anualmente, apresentasse aos parceiros um pacote base de formação a ministrar por técnicos especializados nos Pontos de Acesso e com algumas datas possíveis, distribuídas ao longo do ano, para a sua realização.Perante áreas temáticas propostas e as datas apresentadas, os Pontos de Acesso interessados candidatar-se-iam a acolher a que considerassem mais apropriada aos interesses e disponibilidade dos seus utilizadores.

Reforçar a Formação e criar FAQ´s

RIIBES / Folha Informativa n.º 32 – Março 2011

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