Page 7 - n_32.cdr

This is a SEO version of n_32.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

pág. 07

O Ponto de Acesso (PA) à RIIBES no IPL constitui um bom exemplo de como uma equipa empenhada e responsável consegue atingir objectivos ambiciosos que servem, tanto as necessidades da sua vasta população académica, como os interesses da comunidade local (a julgar pelos testemunhos revelados adiante) as quais, para além de receberem informação actualizada sobre os produtos e serviços disponíveis no PA, ainda são convidadas a integrar acções de formação que explicam como é possível tirar mais partido do imenso manancial de informação que se oferece.

Esta equipa, desde logo, compreendeu que a informação estatística, abarcando todas as áreas do quadro de vida, serve, pela sua natureza e transversalidade, de apoio à compreensão de diferentes literacias e constitui um suporte indispensável à tomada de decisão. O seu trabalho traduz esse entendimento feito acção, bem patente nas palavras da Responsável pelo PA à RIIBES no IPL, Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia.

João Couchinho | Maria Dulce Correia | Elisa Bento

entrevista Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia

FI: Da criação do Ponto de Acesso (PA), em 2004, até aos dias de hoje, o que mudou mais?

Dulce Correia: Em primeiro lugar, mudou a perspectiva que os técnicos da Biblioteca José Saramago têm da informação estatística e da sua importância para a análise social, bem como para a realização de trabalhos de investigação. Em segundo lugar, aproximou a informação estatística dos potenciais utilizadores, tornando-a mais acessível e menos complexa. Neste aspecto, as acções de formação ministradas pelos técnicos do INE, localmente, têm sido fundamentais.

FI: Por que meios e com que periodicidade se dá a conhecer, interna e externamente, o conjunto de produtos e serviços disponibilizados pelo PA?

Dulce Correia: A divulgação dos produtos e serviços é feita de forma permanente através do catálogo colectivo online e do portal dos Serviços de Documentação disponíveis em –

http://www.ipleiria.pt/portal/sdoc e, periodicamente, através das actividades de formação –

realizadas, dos folhetos produzidos e distribuídos, das acções de informação realizadas junto dos alunos dos primeiros anos das várias tipologias de formação e do perfil dos serviços nas redes sociais.

FI: Quem são os principais utilizadores do PA? São esporádicos? Aposta-se na fidelização?

Dulce Correia: Na generalidade, são utilizadores esporádicos, embora tenhamos exemplos de docentes que, anualmente, aqui trazem os seus alunos para uma Sessão de informação sobre o PA produtos e serviços e suas potencialidades com vista à realização de trabalhos – – académicos.

"Como defino o PA? Como uma mais-valia para a instituição e para a comunidade académica e civil do distrito de Leiria"

RIIBES / Folha Informativa n.º 32 – Março 2011

Page 7 - n_32.cdr

This is a SEO version of n_32.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »