

Observação
– Estes jogos devem ser orientados pelo professor, que
deve chamar a atenção para o facto de em qualquer um dos deles se
pretender a repetição da experiência aleatória 20 vezes. Deve indicar
que isso não pode ser considerado um número razoável de vezes, de
forma a estabilizar as frequências relativas com que os
acontecimentos se realizam. No entanto, a partir dos resultados
obtidos com as 20 repetições, os alunos podem conjecturar sobre se
o jogo será justo ou não, tendo em conta o número de feijões que
cada aluno que compõe o par conseguiu ganhar. Se o número de
feijões for
muito
diferente é natural que se ponha a hipótese de que
o jogo não seja justo. Podem também os alunos colocar a hipótese de
o número de vezes que jogaram o jogo não ser suficiente para
decidirem sobre se o jogo será equilibrado ou não, e sugerirem que
se façam mais algumas jogadas.
Ver outros exemplos em Graça, Martins, M.E. 2011, página 175
.
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Probabilidade
Tarefas propostas
MAPA