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Observação

– Estes jogos devem ser orientados pelo professor, que

deve chamar a atenção para o facto de em qualquer um dos deles se

pretender a repetição da experiência aleatória 20 vezes. Deve indicar

que isso não pode ser considerado um número razoável de vezes, de

forma a estabilizar as frequências relativas com que os

acontecimentos se realizam. No entanto, a partir dos resultados

obtidos com as 20 repetições, os alunos podem conjecturar sobre se

o jogo será justo ou não, tendo em conta o número de feijões que

cada aluno que compõe o par conseguiu ganhar. Se o número de

feijões for

muito

diferente é natural que se ponha a hipótese de que

o jogo não seja justo. Podem também os alunos colocar a hipótese de

o número de vezes que jogaram o jogo não ser suficiente para

decidirem sobre se o jogo será equilibrado ou não, e sugerirem que

se façam mais algumas jogadas.

Ver outros exemplos em Graça, Martins, M.E. 2011, página 175

.

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Probabilidade

Tarefas propostas

MAPA