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Nota

Para os alunos mais novos não se preconiza a representação

gráfica de dados bivariados, o que não impede que se trabalhe

com situações muito simples de registo destes dados, em que

uma das variáveis é o

tempo

. Pode-se começar por pedir aos

alunos para fazerem a leitura de gráficos simples como os que se

apresentam nas propostas de exercícios.

Para construir o gráfico de linhas que faz parte do programa do 5º ano

do ensino básico, basta os conhecimentos que os alunos obtiveram em

Geometria no 3º ano, no tópico

Localização e orientação no espaço,

onde

é pressuposto “

Reconhecer, numa grelha quadriculada na qual

cada linha “horizontal” e cada coluna “vertical” está identificada por

um símbolo, que qualquer quadrícula pode ser localizada através de um

par de coordenadas. Identificar quadrículas de uma grelha

quadriculada

através

das

respetivas

coordenadas”.

Estes

conhecimentos são suficientes para construir os gráficos de linha.

Índice

201

2 Tabela de frequências. Representações gráficas

2.4 Dados quantitativos bivariados

Gráfico de linhas

MAPA