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Perante um conjunto de dados de dados de tipo contínuo, o que

se pretende com a subdivisão em classes é tornar patente a

forma como esses dados se distribuem. Em muitos casos o “bom

senso” preside à escolha das classes (principalmente em

conjuntos de dados que se distribuam de forma muito

enviesada). No entanto, para dados que se distribuem de forma

aproximadamente simétrica, é usual construir os intervalos, que

constituem as classes, de igual comprimento (amplitude) e há

uma regra relativamente simples para a determinação do

número de classes a considerar. Chama-se

regra de Sturges

, e é

uma regra que nos sugere um valor para o número de classes em

que se pode organizar um conjunto de dados. Apresenta-se a

seguir uma versão desta regra:

Regra de Sturges

– Para organizar um conjunto de n dados

contínuos, pode considerar-se para número de classes o valor

k

,

onde k é o menor inteiro tal que 2

k

>n.

Índice

178

2 Tabela de frequências. Representações gráficas

2.3 Dados quantitativos contínuos

Tabela de frequências

MAPA