Objetivos de Desenvolvimento Sustentátel, Indicadores para Portugal - 2019

106 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Sustainable Development Goals Indicador 4.1.1. Proporção de crianças e jovens: (a) nos segundo e terceiro anos do primeiro ciclo do ensino básico; (b) no final do segundo ciclo do ensino básico; e (c) no final do terceiro ciclo do ensino básico, que atingiram um nível mínimo de proficiência em (i) leitura e (ii) matemática, por sexo i. Proficiência na leitura Os testes realizadosacada trêsanospeloProgramme for International Student Assessment (PISA) indicam que, em Portugal, 82,8% das crianças com 15 anos tinham um nível mínimo de proficiência na leitura em 2015, o que representa uma percentagemsuperior à registada para a UE28 no mesmo ano (80,3%). O valor observado em 2015 representa também um aumentode1,6p.p. naproporçãodecriançascomum nível mínimode competência na leitura relativamente a 2012 (81,2%). The tests carried out every 3 years by the Program for International Student Assessment (PISA) show that 82.8% of 15-year-olds in Portugal in 2015 achieved a minimumproficiency level in reading, above the EU28 percentage in the same year (80.3%). The percentage for 2015 also highlights an increase of 1.6 pp in the proportion of children with a minimum level of proficiency in reading vis-à-vis 2012 (81.2%). Indicator 4.1.1. Proportion of children and young people: (a) in grades 2/3; (b) at the end of primary; and (c) at the end of lower secondary achieving at least a minimum proficiency level in (i) reading and (ii) mathematics, by sex i. Proficiency in reading Meta 4.1 | Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes Target 4.1 | By 2030, ensure that all girls and boys complete free, equitable and quality primary and secondary education leading to relevant and effective learning outcomes

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