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INE Nº3
WS
Março’2010
©
INE, Lisboa Portugal, 2010
8
INE
WS
Estas Associações são simultaneamente utilizadoras e “redifusoras” de
informação estatística, o que lhes confere condições privilegiadas para
veicular, também, as necessidades de informação dos sectores que
representam.
O Inquérito de Avaliação teve como principal objectivo medir o grau de
satisfação das Associações relativamente à informação estatística e ao
Portal do INE, bem como conhecer as suas expectativas e analisar a sua
percepção sobre o Instituto. Pretendeu-se, ainda, caracterizar a sua
procura de informação estatística e obter comentários/sugestões que
pudessem contribuir para melhorar a qualidade do serviço prestado.
Em termos de qualidade da informação foram mais valorizados o nível de
protecção da confidencialidade e a credibilidade da informação. Sobre o
Portal, salienta-se a imagem global do Portal e a facilidade no acesso à
informação.
Nota:
OSaldo de Respostas Extremas (SRE) obtém-se atribuindo umesquema de ponderadores às frequências relativas de cada valor observado nas escalas de avaliação. Os
valores obtidos no SRE variam entre -1 e 1, estando associados aos seguintes níveis de satisfação / insatisfação: “1” – totalmente satisfeito; “-1” – totalmente insatisfeito; os
valores perto de “0” estão associados a graus de satisfação/insatisfação pouco expressivos.
No que se refere à imagem global do INE, à sua relação com estes
utilizadores e às suas expectativas e intenções futuras, os factores
assinalados como mais relevantes foram a grande utilidade do INE e a
mais-valia que a informação divulgada constitui para a Sociedade.
-1,0
-0,8
-0,6
-0,4
-0,2
0,0
0,2
0,4
0,6
0,8
1,0
Imagem global
Acesso à
informação
estatística
Organização e
estrutura
Cobertura das
necessidades
SRE
= 0,24
SRE
Média dos aspectos relacionados com o portal
N
ÍVEIS
DE
SATISFAÇÃO
RELACIONADOS
COM
O
P
ORTAL
(SRE)
N
ÍVEIS
DE
SATISFAÇÃO
RELACIONADOS
COM
O
INE (SRE)
-1,0
-0,8
-0,6
-0,4
-0,2
0,0
0,2
0,4
0,6
0,8
1,0
SRE
= 0,37
SRE
Média dos aspectos relacionados com o INE
Grande
utilidade
Mais-valia
para o aumento
do conhecimento
da sociedade
Uso de novas
tecnologias de
informação
Capacidade
técnica
Objectiva e
isenta
imparcial
Imagem de
qualidade
Conhece as
necessidades
Temas estatísticos mais procurados pelas Associações empresariais:
“Empresas”, “Conjuntura económica”, “Comércio interno”, “Preços”.
Todos os factores foram avaliados
positivamente pelos inquiridos