Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
O INE reconhece a importância fundamental da colaboração que lhe é dispensada pelos prestadores de informação - organizações e cidadãos - e procura disponibilizar a cada momento soluções que permitam minimizar o esforço que lhes é exigido, bem como todo o apoio necessário à resposta.
Resposta eletrónica
 É possível responder por via eletrónica a um grande número de inquéritos do INE, recorrendo aos serviços disponíveis on line.
De entre esses serviços destaca-se o WebInq que oferece:
-  Maior facilidade no preenchimento dos questionários;
-  Correção imediata de erros de preenchimento, evitando contactos posteriores do INE, para eventuais correções ou esclarecimentos;
-  Maior rapidez e facilidade no envio da resposta.
"TAD - Transmissão automática de dados para o INE"
Encontra-se já disponível, o serviço de transmissão automática de dados (TAD) que se encontra incluído no sistema Webinq. Este serviço permite receber dos aderentes do Webinq, as respostas aos inquéritos no formato XML enviadas diretamente das suas próprias aplicações informáticas. Nesta primeira fase, apenas um número restrito de inquéritos aceita este método de resposta.
De modo a apoiar a integração do serviço nas aplicações informáticas existente em cada empresa, o INE disponibiliza o site http://swhupload.ine.pt/ onde se encontra:
  • Documentação de apoio sobre este serviço;
  • Indicações de como construir os ficheiro XML para cada inquérito;
  • Possibilidade de validar os ficheiros XML gerados;
  • Obter esclarecimentos sobre dúvidas que existam na integração deste serviço, através da consulta das respostas às perguntas frequentes ou efetuar um pedido de ajuda específico.

Transferência automática de dados administrativos
A utilização de dados resultantes de atos administrativos constitui uma das preocupações dos produtores de estatísticas oficiais. Em Portugal, foi instituída a chamada “Informação Empresarial Simplificada” (IES), que se consubstancia na entrega, por parte das empresas, num momento único e em formato eletrónico, de um conjunto vasto de informação anual, relevante para efeitos estatísticos, fiscais e de prestação de contas. Para as empresas, a IES representa uma significativa redução dos custos associados ao cumprimento das obrigações legais.
"Gestor do Respondente"
O Serviço “Gestor do Respondente” destina-se prioritariamente às grandes empresas que, pela sua dimensão e caraterísticas, são sistematicamente envolvidas num elevado número de inquéritos do INE.
O Instituto tem disponível um serviço de contacto personalizado, através de técnica/o qualificada/o, que atua como interlocutor da empresa (enquanto prestadora de informação) na sua relação com o Instituto.
Principais objetivos deste serviço:
- Fortalecer o relacionamento do INE com as empresas, visando minimizar o esforço estatístico a que estão sujeitas;
- Construir uma articulação bilateral à medida das necessidades da recolha de dados e da busca de soluções para as dificuldades reportadas pelas empresas;
- Flexibilizar os suportes e diminuir o tempo de preenchimento dos questionários;
- Reforçar a coerência dos dados fornecidos, com o correspondente aumento da qualidade da informação a disponibilizar.
Serviços de Apoio
Por telefone
  • Apoio à resposta das organizações, direcionado para o esclarecimento de dúvidas no preenchimento dos questionários que lhes são dirigidos, através dos contactos indicados, para o efeito, na correspondência enviada pelo INE;

  • Atendimento para esclarecimentos a cidadãos entrevistadas/os pelo INE, através das linhas indicadas na carta de contacto prévio enviada pelo Instituto.
Presenciais
Quando a complexidade da situação o justificar, técnicas/os do INE poderão deslocar-se à organização, a fim de a apoiar na resposta.
Nas instalações do Instituto está sempre presente pessoal técnico habilitado a prestar os esclarecimentos necessários.