Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,2%
Estimativa Rápida do IPC/IHPC
Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,2% - Junho de 2020
30 de junho de 2020

Resumo


Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,2% em junho de 2020, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à registada em maio. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,3%, taxa superior em 0,7 p.p. à registada no mês anterior. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -7,6% (-10,9% em maio).
Relativamente ao mês anterior o IPC terá aumentado 0,9% (em maio, a variação mensal foi -0,4% e em junho de 2019 tinha sido nula).
Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,1%, valor igual ao registado no mês precedente.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,3% (valor superior em 0,9 p.p. ao registado em maio).
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de junho serão publicados no próximo dia 10 de julho.

Apesar das circunstâncias determinadas pela pandemia COVID-19, o INE irá procurar manter o calendário de produção e divulgação, embora seja natural alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária. Por esse motivo apelamos à melhor colaboração das empresas, das famílias e das entidades públicas na resposta às solicitações do INE, utilizando a Internet e o telefone como canais alternativos aos contatos presenciais. A qualidade das estatísticas oficiais, particularmente a sua capacidade para identificar os impactos da pandemia, depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece. 


Destaque
Download do documento PDF (182 Kb)