Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Taxa de variação homóloga do IPC desce para -0,3%
Estimativa Rápida do IPC/IHPC
Taxa de variação homóloga do IPC desce para -0,3% - Julho de 2019
31 de julho de 2019

Resumo

Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,3% em julho de 2019 (0,4% em junho). Esta evolução deve-se em grande medida ao contributo da variação negativa dos preços da classe de restaurantes e hotéis. A redução da taxa de IVA aplicada à eletricidade e ao gás natural contribuiu também para a diminuição desta taxa. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá baixado para -0,1% (0,6% no mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -2,8% (em junho, esta taxa foi -2,5%).
A variação mensal do IPC terá sido -1,3% (em junho, o valor apurado foi nulo e em julho de 2018 tinha sido -0,6%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,7%, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês precedente.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,7% (0,7% em junho), refletindo o maior peso relativo da classe de restaurantes e hotéis neste índice.
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 12 de agosto.


Texto integral do Destaque
Download do documento PDF (176 Kb)