Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicador de confiança dos Consumidores diminui e indicador de clima económico estabiliza
Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores
Indicador de confiança dos Consumidores diminui e indicador de clima económico estabiliza - Dezembro de 2019
02 de janeiro de 2020

Resumo

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em dezembro, contrariando o aumento verificado no mês anterior.
O indicador de clima económico estabilizou em novembro e dezembro, depois de ter diminuído em outubro. No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas, tendo diminuído no Comércio e nos Serviços. 
A evolução do indicador de confiança dos Consumidores resultou do contributo negativo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país, da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar. Em sentido contrário, as opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar contribuíram positivamente.
O indicador de confiança da Indústria Transformadora aumentou ligeiramente, após ter diminuído nos três meses anteriores e de ter atingindo o valor mais baixo desde agosto de 2014. A evolução do indicador refletiu o contributo positivo do saldo das apreciações sobre a evolução da procura global, tendo as apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados estabilizado e as perspetivas de produção contribuído negativamente. O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou em dezembro, após ter diminuído ligeiramente no mês anterior, em resultado do contributo positivo de ambas as componentes, apreciações relativas à carteira de encomendas e perspetivas de emprego. O indicador de confiança do Comércio diminuiu em dezembro, contrariando o aumento verificado no mês anterior. O comportamento do indicador refletiu o contributo negativo de todas as componentes, saldo das perspetivas de atividade, opiniões sobre o volume de vendas e sobre o volume de stocks. O indicador de confiança dos Serviços diminuiu em dezembro, após ter aumentado em outubro e novembro, verificando-se no último mês um contributo negativo de todas as componentes, apreciações sobre a atividade da empresa e opiniões e perspetivas sobre a evolução da carteira de encomendas.


Destaque
Download do documento PDF (462 Kb)
Quadros
Excel Excel (5858 Kb)
CSV CSV (296 Kb)