Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Disponibilidades alimentares por adulto são quase duas vezes o consumo recomendado
Balança Alimentar Portuguesa
Disponibilidades alimentares por adulto são quase duas vezes o consumo recomendado - 2012 - 2016
07 de abril de 2017

Resumo

As disponibilidades alimentares para consumo no período 2012-2016 continuam a evidenciar uma oferta alimentar excessiva e desequilibrada que tem vindo a afastar-se progressivamente do padrão alimentar mediterrânico, ainda que na última década se tenham observado algumas melhorias. Com um aporte calórico médio de 3 834 Kcal, quase suficiente para suprir as necessidades de consumo recomendadas de 2 adultos, a oferta alimentar revela desequilíbrios quando comparada com o padrão alimentar recomendado pela Roda dos Alimentos: excesso de oferta de produtos alimentares do grupo da “Carne, pescado e ovos” e “Óleos e Gorduras” e défice de “Hortícolas”, “Frutos” e “Leguminosas secas”.
Este quinquénio ficou marcado pelo último ciclo recessivo, com epicentro em 2012, o que levou a que a generalidade dos grupos alimentares apresentasse disponibilidades inferiores às apuradas no período 2008-2011. Entre as exceções destacam-se os peixes salgados secos, cujo consumo aparente até foi reforçado.
Tendo em conta os valores de referência diários de vitaminas e minerais para um adulto, verifica-se que as disponibilidades diárias per capita destes microconstituintes estão acima destes limiares.

 

Consulte aqui a publicação e a infografia


Destaque
Download do documento PDF (553 Kb)
Quadros
Excel Excel (404 Kb)
ZIP CSV (1 Kb)