Portal do Instituto Nacional de Estatística

 

WebInq - Resposta a inquéritos

Censos

Recenseamento Agrícola 2009

 

YOUTUBE  RSS   pinterest


INE Mobile

     

Destaques


      
 

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional
Índice Sintético de Desenvolvimento Regional - 2014
15 de junho de 2016

Resumo

Em 2014, de acordo com os resultados do índice sintético de desenvolvimento regional, quatro das 25 regiões NUTS III portuguesas superavam a média nacional em termos de desenvolvimento regional global – as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, o Alto Minho e a Região de Aveiro.
O retrato territorial do índice de competitividade revela que as regiões com índices mais elevados se concentram no Litoral do Continente, destacando-se a Área Metropolitana de Lisboa e o território do noroeste continental. A Área Metropolitana de Lisboa apresentava o índice de competitividade mais elevado, destacando-se das restantes regiões, ainda que a Região de Aveiro e a Área Metropolitana do Porto também superassem a média nacional.
No índice de coesão, os resultados obtidos refletiam um retrato territorial mais equilibrado do que o observado para competitividade, na medida em que, em nove das 25 regiões NUTS III, o índice de coesão superava a média nacional. Nesta componente do desenvolvimento regional, os resultados relativos a 2014 geram uma imagem territorial de maior coesão no espaço central do Continente e no Litoral norte, destacando-se a Região de Coimbra e a Área Metropolitana de Lisboa com os índices de coesão mais elevados.
Os resultados de 2014 para o índice de qualidade ambiental destacavam as regiões do Interior continental português e as regiões autónomas com desempenhos mais elevados nesta componente do desenvolvimento regional. A média nacional nesta componente era superada por 14 das 25 regiões NUTS III, verificando-se uma disparidade territorial menor do que a observada para as restantes componentes. O Alto Alentejo era, em 2014, a região NUTS III portuguesa com melhor qualidade ambiental.


Texto integral do Destaque
Download do documento PDF (883 Kb)
Quadros do Destaque
Excel Excel (430 Kb)
CSV CSV (2 Kb)






Autentique-se para subscrever






                            Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C
CSE AELA SICAE SEE - Sistema Estatico Europeu ESS Vision 2020   UE - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional POCI Complete 2020 Portugal 2020