Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza
Rendimento e Condições de Vida
Dia Internacional da Erradicação da Pobreza - 2014
16 de outubro de 2015

Resumo

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de outubro), o INE apresenta os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) realizado em 2014, sobre rendimentos de 2013.
O Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, realizado anualmente junto das famílias residentes em Portugal, indica que 19,5% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2013; destas, uma em cada cinco encontrava-se também em pobreza em pelo menos dois dos três anos anteriores.
Manteve-se o agravamento da taxa de intensidade da pobreza e uma forte desigualdade na distribuição dos rendimentos.
Pela primeira vez, são apresentados alguns dados sobre saúde recolhidos no âmbito do inquérito, nomeadamente sobre limitações no desempenho das atividades habituais devido a problemas de saúde e sobre dificuldades de acesso a cuidados de saúde devido a dificuldades económicas. É assim possível concluir que o risco de pobreza em 2013 para as pessoas que referiram algum tipo de limitação foi de 21,5%, superior ao da população em geral. Por outro lado, verificou-se que as dificuldades financeiras foram a principal razão para a não satisfação dos cuidados de saúde.


Destaque
Download do documento PDF (411 Kb)
Quadros
Excel Excel (82 Kb)
ZIP CSV (6 Kb)