Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Qualidade ambiental melhora refletindo simultaneamente o impacto da contração da atividade económica e alterações estruturais favoráveis ao estado do ambiente
Estatísticas do Ambiente
Qualidade ambiental melhora refletindo simultaneamente o impacto da contração da atividade económica e alterações estruturais favoráveis ao estado do ambiente - 2012
20 de dezembro de 2013

Resumo
Em 2012, a qualidade ambiental melhorou num contexto marcado pela contração da atividade económica. A melhoria da qualidade ambiental traduziu-se na diminuição das emissões de Gases de Efeito de Estufa, em decréscimos do consumo de energia primária, na contração do consumo de combustíveis no transporte rodoviário e na redução do volume de resíduos urbanos (-7,2% em 2012).
Paralelamente continuaram a manifestar-se os efeitos de alterações estruturais favoráveis à melhoria das condições ambientais, nomeadamente o aumento da contribuição das fontes renováveis para a produção de eletricidade, o decréscimo da deposição em aterro e o aumento da quantidade de resíduos destinados a valorização orgânica. Assim, continuou a verificar-se o decoupling (dissociação do estado do ambiente face à atividade económica) visto que a melhoria das condições ambientais superou o impacto associado à contração da atividade económica.
Se a conjuntura socioeconómica diminui a pressão sobre as condições ambientais decorrentes da atividade humana, paradoxalmente, também tem efeitos negativos ao nível da sensibilização da sociedade para as questões da sustentabilidade ambiental e para a concentração de recursos nas políticas do ambiente. A despesa em atividades ambientais diminuiu, com destaque para a redução do investimento (34,4%).

Destaque
Download do documento PDF (651 Kb)