Saltar para conteúdo
 

Sobre Censos :: Censos no Mundo

Censos no Mundo

Nas últimas décadas, registou-se uma trajetória de mudança do modelo censitário utilizado em muitos países do mundo. Os Censos efetuados pelo método tradicional têm vindo progressiva e consistentemente a ser substituídos por modelos parcial ou totalmente baseados em informação administrativa.

A alteração do modelo censitário, à escala mundial, visa responder à Sociedade de forma mais eficiente e eficaz, permitindo a redução dos custos, a diminuição da carga estatística sobre a população e a divulgação mais frequente de informação.

Os modelos censitários estão classificados pelas Nações Unidas em quatro grupos:

  1. Modelo Clássico ou Tradicional (sem recurso a ficheiros administrativos);
  2. Register-based – baseado exclusivamente em registos administrativos, sem recurso a inquéritos;
  3. Mistos ou combinados – utilizam informação administrativa, complementada com resultados obtidos por inquéritos amostrais ou exaustivos;
  4. Rolling Censos – o universo (a população residente) é dividido em cinco partes, sendo cada uma observada em cada ano (modelo utilizado apenas pela França).

O processo de transição do modelo censitário tradicional para modelos mais modernos e eficientes é gradual e exige um vasto conjunto de condições.

A experiência internacional mostra que, na maioria dos países, o modelo censitário baseado exclusivamente em ficheiros administrativos representou a última etapa de um processo de mudança continua e consistente, sendo que a criação de condições fora do sistema estatístico, nomeadamente na Administração Pública, foi determinante para os resultados alcançados.

Os Censos 2021 serão total ou parcialmente realizados com recurso a informação administrativa em 20 dos 28 países da União Europeia.

Modelos a utilizar na realização dos Censos 2021 na UE:

TradicionalCombinadoAdministrativo
Bulgária
Croácia
Eslováquia
França (Rolling censos)
Grécia
Hungria
Irlanda
Malta
Alemanha
Chipre*
Itália*
Luxemburgo*
Polónia
Portugal (em estudo)
Reino Unido*
República Checa*
Roménia*
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslovénia
Espanha*
Estónia*
Finlândia
Holanda
Letónia*
Lituânia*
Suécia

* País que vai utilizar um novo método pela primeira vez
Fonte: UNECE