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INE
WS
A
PRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
As mudanças que se verificam nas sociedades actuais exigem que os
indivíduos adoptem atitudes activas de integração que concorram para a
valorização das suas competências e para a afirmação da sua cidadania.
As sociedades modernas valorizam a aprendizagem ao longo da vida,
pelo que os processos de aprendizagem são transversais aos diferentes
domínios da vida e aos vários sectores de actividade.
A aprendizagem ao longo da vida está referenciada como um dos
indicadores estruturais para aferir o progresso de um dos pontos da
Estratégia de Lisboa: o objectivo de tornar a Europa a economia do
conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de um
crescimento sustentado com mais e melhores empregos e maior coesão
social.
Foi neste quadro que surgiu a necessidade de desenvolver uma base de
conhecimento nacional e internacional e uma infra-estrutura estatística
sobre a aprendizagem e educação de adultos, na qual se integra o
realizado pelo INE.
No âmbito dos objectivos do “Sistema de Educação e Formação para
2010”, que enforma a Estratégia de Lisboa, foi definida a meta de,
em 2010, a média europeia de participação na aprendizagem ao
longo da vida ser de pelo menos 12,5% da população adulta
trabalhadora.
O INQUÉRITO
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Educação e Formação de Adultos (IEFA)
O IEFA realizou-se, pela primeira vez, em todos os Estados-Membros da
União Europeia entre 2005 e 2007, de acordo com as recomendações
metodológicas e de conteúdo do Eurostat e visou obter informação
acerca do nível de educação e de formação da população adulta.
O inquérito aborda a participação dos adultos em actividades de
educação e aprendizagem nos domínios formal, não-formal e informal.
Permite caracterizar as actividades educativas e formativas
desenvolvidas pelos indivíduos e os impactos na sua vida profissional.
Aborda ainda algumas questões relativas à utilização de Tecnologias da
Informação e da Comunicação, participação social, cultural e política e
hábitos de leitura de livros e de jornais.
O I
NQUÉRITO
EM
P
ORTUGAL
Inquérito comunitário, realizado pelo INE.
Periodicidade: quinquenal.
Âmbito Geográfico: Portugal.
Inquérito por amostragem: 11451 alojamentos.
Entrevista Presencial Assistida por Computador (CAPI): informação
recolhida presencialmente junto do respondente (indivíduo) com
registo imediato em PC portátil.
Primeira recolha de dados: Outubro a Dezembro de 2007.
Objectivo principal: observação e análise da participação dos
adultos em educação e formação. Considera-se a participação em
qualquer tipo de actividade de aprendizagem, incluindo actividades
de educação formal e não formal, bem como em actividades de
aprendizagem informal, nos 12 meses prévios à entrevista.
População alvo: indivíduos com idades entre os 18 e os 64 anos que
vivem em alojamentos familiares de residência principal.
INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
14
Nova informação estatística no quadro nacional e europeu
IEFA
INQUÉRITO À EDUCAÇÃO E
FORMAÇÃO DE ADULTOS