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Inquérito à Educação e
Formação de Adultos 2011
IEFA
A participação em atividades de aprendizagem ao longo da
vida (ALV) passou de 30,9% em 2007 para 48,8% em 2011.
Em 2011, a participação em educação formal foi de 16,6%
(12% em 2007) e em educação não formal foi de 41,5%
(23,1% em 2007). Note-se que a componente formal da
educação (associada à escolaridade) tem necessariamente um
peso menor do que a componente não formal (ligada à
formação, em sentido lato).
Ou seja, para o aumento de 17,9 p.p. na participação em ALV,
registado entre 2007 e 2011, contribuiu um assinalável
acréscimo na participação em educação formal (4,6 p.p.), mas
sobretudo na educação não formal (18,4 p.p.).
PRINCIPAIS RESULTADOS 2011
( 2007)
Aprendizagem ao longo da vida registou forte subida, suportada
pelo aumento em educação formal e não formal
A ALV é um conceito que agrega a participação
em alguma atividade de educação formal
ministrada em instituições de educação,
conducente a um nível de escolaridade ou não
formal atividade organizada de formação,
profissional ou outra, numa dada área de
competências, mas que não equivale a um nível
de escolaridade.
A participação em atividades de aprendizagem informal
atividades desenvolvidas numa base de autoaprendizagem
também registou uma assinável subida, tendo sido de 68,5%
em 2011, o que compara com 40,8% em 2007.
O aumento da participação em ALV contribuiu
para uma melhoria considerável do
posicionamento do país no contexto europeu:
Portugal passou de uma proporção de
participantes 8,5 p.p. abaixo da média europeia
em 2007, para uma posição 3,6 p.p. acima da
média a 27 países, em 2011.
Proporção de pessoas com idade dos 18 aos 64 anos que
participou em atividades de aprendizagem ao longo da vida,
educação formal, educação não formal e aprendizagem informal (%),
2007 e 2011
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO
E APRENDIZAGEM
DA COMPARAÇÃO ENTRE 2007 E 2011 RESSALTA QUE:
Se mantêm em 2011 níveis de participação mais elevados entre a
população mais jovem, mais escolarizada, nas categorias
profissionais mais qualificadas, com níveis de conhecimento de
línguas estrangeiras mais elevados, com práticas socioculturais e
cívicas mais frequentes e com hábitos de leitura de livros e de
jornais.
As evoluções positivas mais significativas registaram-se nas
categorias sociais identificadas em 2007 como as menos
participativas: população menos escolarizada, em grupos
profissionais menos qualificados, conhecendo apenas a língua
materna e sem hábitos de leitura.
PORÉM…
2011
2007
100
90
80
70
60
50
40
30
20
10
0
ALV
Educação
formal
Educação
não formal
Aprendizagem
informal
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INE Nº16
WS
junho’ 2013
©
INE, Lisboa Portugal, 2013
versus