88 89 INEWS 64 - A revista do INE INEWS 64 - A revista do INE Sessão Temática da Comissão Especializada em Educação da SPE (CEE) O INE marcou também presença na sessão temática da Comissão Especializada em Educação da SPE (CEE), cujo objetivo central é a promoção do ensino, da aprendizagem e da divulgação da estatística. Nesta sessão, foi apresentado por Pedro Campos o trabalho intitulado “The Importance of Statistics in Citizenship Education and the Role of ALEA”. estatística em Portugal. Em particular, foi salientada a criação e consolidação da área de Educação para a Cidadania, refletindo o envolvimento ativo do INE na articulação entre estatística, cidadania e educação formal e não formal. A sessão contou com a presidência (chair) da Professora Adelaide Freitas, tendo proporcionado um espaço de reflexão e debate sobre o papel das estatísticas oficiais na educação e na capacitação dos cidadãos, reforçando a ligação entre a SPE, o sistema educativo e o Sistema Estatístico Nacional. A comunicação destacou a importância crescente da estatística na formação de cidadãos informados, críticos e participativos, num contexto marcado pela abundância de dados, pela digitalização da sociedade e pela crescente utilização de algoritmos e sistemas automatizados na tomada de decisão. Foi sublinhado o papel da estatística como pilar da educação para a cidadania, nomeadamente na compreensão de fenómenos sociais, económicos e demográficos, bem como no combate à desinformação. No âmbito desta apresentação, foram também apresentados os novos desenvolvimentos do portal ALEA – Ação Local Estatística Aplicada, com especial destaque para o reforço do seu papel enquanto plataforma de referência na promoção da literacia CONFERÊNCIA DA SOCIEDADE A PARTICIPAÇÃO DO INE NA CONFERÊNCIA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA 2025 EVIDENCIOU, DE FORMA CLARA, O SEU PAPEL ATIVO E MULTIFACETADO NO ECOSSISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL. Sessão Temática SPE-CT225 de Normalização A terceira participação do INE ocorreu na sessão temática SPE-CT225 – Normalização: (Inter)national Standardization: Ongoing Projects on Applications of Statistical Methods, dedicada a temas de normalização estatística a nível nacional e internacional. Esta sessão teve como chair a Engenheira Mafalda Costa, da Divisão de Programas e Avaliação da CCDR-Norte. do desenho amostral nos inquéritos estatísticos, enquanto elemento essencial para a transparência metodológica, a reprodutibilidade, a qualidade estatística e a comparabilidade dos resultados, procurando a harmonização de práticas no âmbito da produção estatística, alinhando-se com recomendações internacionais e reforçando o papel do INE enquanto entidade de referência na definição e disseminação de normas metodológicas no contexto do Sistema Estatístico Nacional. Considerações Finais Através da apresentação de trabalhos nas áreas da inovação, inteligência artificial, educação estatística e normalização, o INE reafirmou o seu compromisso com a qualidade, a confiança e a relevância das estatísticas oficiais, bem como com a promoção da literacia estatística e da cidadania informada. Esta presença reforça igualmente a colaboração entre o INE, a SPE, a academia e outras entidades públicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da estatística em Portugal e para a valorização do seu papel na sociedade. A PARTICIPAÇÃO DO INE NA Nesta sessão foi apresentada a comunicação “Ongoing Projects on Applications of Statistical Methods”, por Sónia Quaresma, onde foram destacadas ideias em desenvolvimento no INE para responder a necessidades emergentes de análise, produção e integração de dados, focando especialmente em Big Data. A apresentação sublinhou o papel central da estatística aplicada na modernização dos processos estatísticos e na melhoria da qualidade, robustez e relevância da informação produzida. Foi também apresentado o “Documento Normativo sobre a Documentação do Desenho Amostral em Inquéritos”, da autoria de Pedro Lima e Pedro Campos. A comunicação abordou a importância da normalização e da documentação sistemática
RkJQdWJsaXNoZXIy MjM5MTA=