Utilizadores/as avaliam serviços do INE
        
        
        
          * SRE
        
        
          = Saldo de Respostas Extremas, cujos valores variam entre -1 e 1, estando associados aos seguintes níveis de satisfação / insatisfação: “1” – totalmente
        
        
          satisfeito; “-1” – totalmente insatisfeito; os valores perto de “0” estão associados a graus de satisfação/insatisfação pouco expressivos. Considera-se que um
        
        
          resultado superior a 0,5 SRE constitui um nível de satisfação elevado.
        
        
          Ao longo do 1º semestre de 2014, mais de 2 mil e cem utilizadores avaliaram muito
        
        
          positivamente alguns dos serviços prestados pelo Instituto.
        
        
          No 1º semestre, um número muito significativo de utilizadores
        
        
          (2193) participaram no processo de avaliação da satisfação de alguns
        
        
          dos serviços prestados pelo INE. A avaliação efetuada foi muito
        
        
          positiva (0,70 SRE*) e superior à alcançada no mesmo semestre de
        
        
          2013 (0,59).
        
        
          A ordenação dos serviços avaliados manteve-se relativamente ao
        
        
          período homólogo de 2013, salientando-se, de novo, com avaliação
        
        
          mais elevada o serviço prestado pelas Bibliotecas do INE, seguindo-
        
        
          se o Serviço de Apoio a Clientes (Pós-serviço) e as Visitas de Estudo.
        
        
          Bibliotecas
        
        
          (0,83 SRE)
        
        
          Pós-serviço
        
        
          (0,76 SRE)
        
        
          Visitas de Estudo
        
        
          (0,53 SRE)
        
        
          O INE avalia regularmente o nível de satisfação dos
        
        
          utilizadores, dispondo, assim, de um instrumento
        
        
          relevante para a contínua melhoria dos produtos e
        
        
          serviços que disponibiliza.
        
        
          Fatores de avaliação
        
        
          A
        
        
          competência
        
        
          dos técnicos do INE foi um dos
        
        
          fatores mais valorizados pelos utilizadores dos
        
        
          três serviços analisados, sendo o mais apreciado
        
        
          no caso das Visitas de Estudo.
        
        
          A
        
        
          cortesia
        
        
          foi outro dos fatores destacados pelos
        
        
          utilizadores das Bibliotecas e das Visitas de
        
        
          Estudo.
        
        
          O
        
        
          tempo de espera
        
        
          foi o fator mais valorizado
        
        
          nas avaliações das Bibliotecas e o
        
        
          cumprimento
        
        
          dos prazos
        
        
          e o
        
        
          tempo de resposta
        
        
          foram os
        
        
          fatores mais apreciados do Serviço de Apoio a
        
        
          Clientes.
        
        
          Destaca-se, ainda, que nas Visitas de Estudo foi
        
        
          também muito apreciado o
        
        
          espaço físico
        
        
          onde as
        
        
          sessões foram apresentadas, no caso de Lisboa, o
        
        
          Salão Nobre do INE.
        
        
          Aspetos mais valorizados nas Bibliotecas, no Serviço de Apoio ao Cliente
        
        
          e nas Visitas de Estudo - 1º semestre 2014
        
        
          Bibliotecas
        
        
          Tempo de
        
        
          espera
        
        
          Cortesia
        
        
          Competência
        
        
          Pós-serviço
        
        
          Cumprimento
        
        
          do prazo
        
        
          Tempo de
        
        
          resposta
        
        
          Competência
        
        
          Visitas de Estudo
        
        
          Competência
        
        
          Cortesia
        
        
          Espaço Físico