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FI
n.º 39
Prémio de Inovação
para o
Centro de Contactos do INE
Quantas vezes, vencidas as nossas resistências e mesmo alguma desconfiança, a
tecnologia posta ao serviço da comunicação se torna insubstituível?
Os motivos podem ser muitos … porque somos capazes de resolver inúmeras questões à
distância, apenas telefonando ou clicando. Porque podemos aceder a um manancial
imenso de informação sem nos levantarmos da cadeira, ou entrar em bibliotecas e em
lojas virtuais cujas “portas” estão sempre abertas. Porque conseguimos aproximar-nos
mais das pessoas e das instituições, sem que a falta da nossa presença física enfraqueça o
poder das nossas palavras, quase nos concedendo o milagre da ubiquidade.
Utilização inteligente da tecnologia
“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”
O Centro de Contactos do INE foi desenvolvido para servir
todos aqueles que estão unidos de forma simbiótica à sua
nobre missão, quer como respondentes, quer como
utilizadores de informação estatística, quer, ainda, como
respondentes e utilizadores – um binómio crescentemente
reforçado por novas valências e soluções propiciadas pelas
Tecnologias de Informação e Comunicação. Mas não apenas.
Também pela, cada vez maior, consciência coletiva quanto à
importância que a informação estatística assume na tomada
de decisão.
Assim, porque o INE “implementou uma operação baseada
em boas práticas e controlada por métricas” e, ainda, “tirou
partido da tecnologia para suportar o Teletrabalho”, a
Altitude Software – e sem que tenha sido apresentada
qualquer candidatura – resolveu atribuir-lhe o prémio
Altitude Innovation Award 2012
.