17
FI
n.º 44
palavra de...
utilizador/a
Resultados do périplo pelas Escolas do IPVC
“
Esta formação foi bastante esclarecedora. Com
efeito, não tínhamos a consciência da dimensão e
diversidade de informação disponível no Portal do
INE. A formação dada foi útil para divulgar os
conteúdos e fornecer ferramentas para a consulta
e extração de dados. Ficámos a conhecer as
publicações periódicas do INE e encontrámos
utilidade para a realização dos trabalhos
académicos.”
“
No contexto do Projeto Individual Integrado foi-nos solicitado um estudo de mercado
empresarial, para tal recorremos ao Portal do INE. Fizemos um conjunto de consultas, que
são atualizadas automaticamente, e que permitem, de forma cabal, estudar o setor de
atividade no contexto nacional e regional, estabelecer comparações e projetar evoluções,
com recurso aos diferentes indicadores disponibilizados.No decurso do trabalho, solicitámos
ao PA do INE, na ESTG do IPVC, dados e informação adicional, que não estavam diretamente
disponíveis no Portal, e que foram prontamente disponibilizados.”
Soraia Alexandra Matias Lopes
1.
º Ano de Marketing e Comunicação
Empresarial – Escola Superior de Ciências Empresariais
Cláudio Manuel Sousa Cunha
1.
º Ano de Marketing e Comunicação Empresarial – Escola Superior de Ciências Empresariais
A itinerância devota do PA!
Sendo o IPVC constituído por seis Escolas, espacialmente distantes entre si, compreende-se
o entusiasmo de
Sofia Amaral
:
É que esta colaboradora do PA percorreu, em 2012, algumas Escolas do IPVC para dar
formação adaptada a necessidades específicas das/os suas/seus alunas/os e docentes.
O workshop
“
Entender as Dinâmicas de Mercado - Portal do INE e Eurostat e as suas
Funcionalidades”
é em exemplo eloquente de apoio do PA a necessidades diferenciadas,
pelo facto de constituir um projeto individual destinado a alunas/os das licenciaturas da
Escola Superior de Ciências Empresariais. Sofia Amaral ressalta que:
“
O PA vai de encontro às necessidades das Escolas do IPVC...”
“
houve urgência em
por pés ao caminho e levar o PA às/aos nossas/os alunas/os e docentes de Valença”.