FI
n.º 42
entrevista
Objetivos da RIIBES e da BIPBeja combinados com harmonia
Sobre a evolução do PA referiu que “o percurso efetuado ao longo destes anos esteve sempre
diretamente relacionado com a avaliação contínua das necessidades das/os utilizadoras/es
internos – comunidade académica das quatro escolas que integram o IPBeja (ESA, ESE, ESS e
ESTIG) – e também externos, seja individual ou institucionalmente, e com as próprias premissas
de desenvolvimento da Rede”.
Assim se compreende que a ação do PA tenha sido, desde sempre, norteada “por três grandes
linhas condutoras: o acesso fácil à informação pretendida, a formação (interna e externa)
centrada no uso de técnicas e ferramentas para a recuperação e localização dos dados esta-
tísticos e, bem assim, o tratamento e difusão adequados da informação”.
Elisete Sepanas
Coordenadora do PA, da BIPBeja
Folha Informativa (FI):
Dr.ª Elisete, da criação do PA até ao
momento presente o que mudou mais?
Elisete Sepanas:
A evolução do PA tem refletido a própria dinâmica
do INE, sobretudo na forma de disponibilização dos seus produtos
e na forma de acesso à informação. E, claro, como não poderia deixar
de ser, reflete também a própria planificação da Biblioteca onde o
mesmo se insere, inspirada numa constante avaliação e antecipação
das necessidades das/os utilizadoras/es no processo de pesquisa,
recuperação e acesso à informação.
porque a/o utilizador/a está sempre em primeiro lugar
Exemplo claro desta preocupação têm sido os materiais que o PA tem vindo a elaborar para
apoio às/aos utilizadoras/es e às/aos próprias/os técnicas/os da BIPB menos familiarizadas/os
com o mesmo. Inicialmente, com a elaboração de um pequeno manual em formato impresso
(
A5), também disponível na página da BIPBeja, que orientava a/o utilizador/a para as pesqui-
sas no
Infoline
.
Com o desenvolvimento do Portal do INE, de utilização mais fácil e intuitiva, a
nossa estratégia de apoio foi direcionada para a disponibilização de tutoriais
online
(
em atua-
lização) que se basearam na recolha de “perguntas frequentes” e na elaboração de uma página
que ajuda as/os utilizadoras/es a direcionarem a sua estratégia consoante a informação de
que necessitam. Estes tutoriais também são elaborados noutros formatos mais simples – a
pedido de docentes, no âmbito de trabalhos académicos – e disponibilizados noutras platafor-
mas (por exemplo,
slideshare
).
Dinâmica e proatividade caraterizam o PA do IPBeja
Tecnicamente, também houve outras alterações significativas como, por exemplo, a introdução
dos
links
em todos os títulos que estão disponíveis no Portal, a colocação de
RFID
em conso-
nância com o restante fundo documental (neste caso, com o intuito de elaboração de
estatísticas de consulta presencial), tarefas que têm sempre como fito o acesso fácil e rápido
à informação (seja para a/o utilizador/a, seja para avaliação interna dos serviços).