Page 15 - n_35.cdr

This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

pág. 15 RIIBES / Folha Informativa n.º 35 – Setembro 2011

Conta Satélite das Instituições

sem fim lucrativo 2006 - projecto-piloto

Nesta publicação são divulgados os resultados do projecto-piloto da Conta Satélite das Instituições sem fim lucrativo (CSISFL) para o ano 2006 (ano que corresponde à base actual das Contas Nacionais, divulgada em 2010).

A caracterização do sector não lucrativo em Portugal baseou-se na análise, por tipo de activi-dade, do número de instituições (universo), do emprego e dos recursos e despesas das Instituições sem fim lucrativo (ISFL). A implementação da CSISFL, sob a forma de um projecto- -piloto, decorre da necessidade de avaliar de forma exaustiva a dimensão económica e as principais características do sector não lucrativo em Portugal.

A publicação está organizada em dois capítulos. No primeiro, apresenta-se a análise dos principais indicadores do sector das Instituições sem fim lucrativo (ISFL) evidenciando as suas especificidades e o seu posicionamento na economia nacional seguindo-se a análise da impor-tância relativa do sector das Instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias na economia dos Estados-membros da União Europeia. Incluem-se, neste capítulo, os quadros com os resultados da CSISFL que suportam a análise apresentada. O segundo capítulo apresenta as referências metodológicas seguidas na compilação da CSISFL, nomeadamente os conceitos, as definições, as nomenclaturas e a descrição da metodologia geral.

– –

Como etapa seguinte pretende-se elaborar uma Conta Satélite para a Economia Social, abrangendo, para além do âmbito da conta piloto de 2006, o trabalho voluntário e a totalidade das unidades no domínio da chamada economia social.

Estatísticas do Turismo 2010

Mantém os principais conteúdos relativos à actividade turística nas suas diversas vertentes, destacando-se a capacidade de alojamento, os hóspedes e as dormidas, bem como os proveitos obtidos nos estabelecimentos de alojamento colectivo classificados de interesse turístico pelo Turismo de Portugal, I.P. São divulgados igualmente os resultados sobre a procura turística decorrentes do Inquérito às Deslocações dos Residentes (IDR), operação estatística iniciada pelo INE em

2009, em substituição do anterior Inquérito à Procura Turística dos Residentes. A publicação assenta em 6 capítulos: Enquadramento Internacional; Enquadramento Económico do Turismo Português; Procura Turística; Oferta no Alojamento Turístico Colectivo; Quadros de Resulta-dos e, por fim, Metodologias, Conceitos e Nomenclaturas.

Page 15 - n_35.cdr

This is a SEO version of n_35.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »