Page 14 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

entrevista

...assim apresentado pelo Jornal Público (entrevista de 16 de Janeiro de 2011), em virtude de somar nada mais nada menos do que… 4 operações censitárias ao serviço do INE, Fernando Casimiro , coordenador do Gabinete de Censos do INE, ainda não pode respirar totalmente de alívio. Depois de concluída a operação de recolha, outras etapas importantes se seguem até à divulgação faseada dos resultados censitários (objecto de divulgação em números anteriores). E foi, justamente, aludindo aos resultados, que a todos interessam, que o Dr. Fernando Casimiro encerrou a breve entrevista que concedeu à FI.

Fernando Casimiro

FI: Concluída a recolha dos questionários dos Censos 2011, podemos afirmar que a operação no terreno foi um sucesso?

Fernando Casimiro (FC): Sim; de facto todos os indicadores que temos apontam no sentido de que não houve problemas significativos que tenham impedido o recenseamento da população e da habitação. Em 10 deste mês estavam recenseados mais de 99% da população e dos aloja-mentos estimados, embora desde o início de Maio nos encontremos a resolver situações residuais de contactos um pouco mais difíceis.

FI: Podemos considerar a possibilidade de resposta aos questionários pela Internet como a grande novidade da fase de recolha. A população compreendeu a mensagem e agarrou esta oportunidade?

FC: Parece bastante evidente que, com uma taxa de resposta pela Internet de cerca de 50% da população esperada, esta alternativa de resposta foi um sucesso nos Censos 2011. É uma alternativa de resposta que, além de ser fácil, permite um grande conforto aos respondentes pelo facto de poder ser feita a qualquer hora do dia e em qualquer dia, dentro do prazo definido. Por outro lado, houve um apoio importante das autarquias locais na promoção e acompanhamento à resposta pela Internet, o que também contribuiu para a taxa alcançada.

FI: Apesar de o Programa de Acção dos Censos 2011 ter sido objecto de uma Consulta Pública, entre os dias 5 de Abril e 30 de Setembro de 2008, e de ter recebido o parecer positivo do Conselho Superior de Estatística, em 2009, surgiram algumas dúvidas relativamente a determinadas questões dos questionários, que o INE se prontificou a esclarecer publicamente. Essa situação reflectiu-se, de algum modo, na adesão da população aos Censos?

FC: Não podemos negar que as dúvidas suscitadas em relação a algumas perguntas dos Censos 2011 constituíram um factor de perturbação no decorrer dos trabalhos censitários no terreno; contudo, consideramos que foi possível ultrapassar os problemas levantados sem que os mesmos afectassem significativamente os trabalhos de recolha dos dados.

FI: O fim da recolha marca o início de um conjunto programado de acções que visam garantir a qualidade dos resultados e a celeridade na sua divulgação. O que vem, então, a seguir?

pág. 14 RIIBES / Folha Informativa n.º 33 – Maio 2011

FC: A seguir, vai para o terreno o inquérito de qualidade e estão em curso as actividades relaci-onadas com o tratamento dos dados em instalações específicas, preparadas para o efeito. Em Julho próximo, está prevista a divulgação dos primeiros resultados (preliminares) dos Censos 2011.

"O decano dos Censos “

Page 14 - n_33.cdr

This is a SEO version of n_33.cdr. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »