This is a SEO version of n_32.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »pág. 11
Notícias do INE PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES
Deliberadamente, não tem sido feita neste espaço a divulgação de publicações com periodicidade mensal ou trimestral, salvaguardando-se, porém, a possibilidade de as incluir sempre que se justifique. Assim acontece com a publicação Estatísticas do Emprego – 4º trimestre de 2010 (referida mais adiante), considerando a existência de uma nova série de dados relativos a esta matéria.
Novidade
Esta publicação, abreviadamente designada por CPP/2010 e elaborada a partir da Classificação Internacional Tipo de Profissões de 2008 (CITP/2008), vem substituir a Classificação Nacional de Profissões de 1994 (CNP/94) do Instituto de Emprego e Formação Profissional, harmonizada com a CITP/1988.
A CPP/2010 estabelece o novo quadro das profissões, tarefas e funções mais relevantes, integrando todos os níveis (Grande Grupo; Sub-Grande Grupo e Grupo Base) da CITP/2008.
As alterações estruturais em relação à CNP/94 são significativas em todos os Grandes Grupos e decorrem, principalmente, da CITP/2008, da redução do número de profissões existentes na CNP/94 e da actualização das profissões à realidade actual. As Tabelas de Equivalência entre estas duas classificações, incluídas em capítulo próprio da CPP/2010, revelam as principais alterações ocorridas.
De salientar que a CPP/2010 constitui um instrumento fundamental para as estatísticas sobre profissões, quer em termos de observação, análise, consolidação de séries e de coordenação técnica estatística, quer para efeitos de comparabilidade estatística a nível europeu e internacional.
Classificação Portuguesa das Profissões de 2010
Instrumento fundamental para as estatísticas das profissões
Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2010 –
Esta publicação reúne as principais estimativas, obtidas a partir do Inquérito ao Emprego, referentes às seguintes áreas: População Activa; População Empregada; População Desempregada e População Inactiva.
Os dados apresentados foram calibrados tendo por referência as estimativas independentes da população, calculadas a partir dos resultados definitivos dos Censos 2001.
De salientar que o "Tema em Análise" (capítulo 6), da autoria de Sónia Torres, do Instituto Nacional de Estatística, recai sobre "Taxas de desemprego mensais – Estimativas para Portugal: Parte II".
Nova série em 2011
Os resultados do Inquérito ao Emprego referentes ao 1º trimestre de 2011 vão dar origem a uma nova série de dados decorrente da alteração introduzida no modo de recolha da informação nesta operação estatística, devidamente explicada no capítulo 8 desta publicação.
RIIBES / Folha Informativa n.º 32 – Março 2011
This is a SEO version of n_32.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »