This is a SEO version of n_30_III.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Sobre a pobreza, as desigualdades e a privação material em Portugal
Esta foi divulgada no Dia Mundial da Estatística e, para além de celebrar este dia, assinalou também o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Um foi o formato escolhido para apresentar os conteúdos e resultados da publicação e promover um debate sobre as temáticas da distribuição do rendimento disponível das famílias, nomeadamente as desigualdades e o risco de pobreza monetária, e da privação material. Mas, antes dele, já havia sido divulgado, no Portal de Estatísticas Oficiais, um com os primeiros resultados da publicação.
publicação
Seminário
Destaque
no Destaque
...o título
"Entre 2003 e 2008, a desigualdade na distribuição dos rendimentos familiares em Portugal reduziu-se gradualmente"
"O risco de pobreza e a intensidade da pobreza reduziram-se entre 2003 e 2008"
"Em 2009, 21,4% dos residentes referiu viver em privação material"
"A carga mediana das despesas em habitação era de 11,4% em 2009"
"Em 2009, 8,1% dos residentes encontrava-se em pobreza consistente"
no Seminário
na Publicação
, 2004-2009
O primeiro painel foi consagrado à apresentação dos resultados e conteúdos da publicação, enquanto o segundo se deteve sobre "Exper iências vividas" , contando com a participação de conhecidas personalidades ligadas à problemática do tema: , Presidente do Instituto da Segurança Social e Coordenador
Edmundo Martinho
a e à Exclusão Social; , clusão; , Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome; , Director-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento do MTSS; , Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; , Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian.
Fernanda Rodrigues Isabel Jonet José Luís Albuquerque Padre Lino Maia Isabel Mota
RIIBES / Folha Informativa n.º 30 – Nov. 2010
O INE divulga uma análise dos resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento em Portugal (ICOR), desenvolvido no quadro do programa comunitário para as estatísticas do rendimento e das condições de vida (EU-SILC). Partilha, ainda, uma análise descritiva dos resultados 2004-2009 com um conjunto de reflexões desenvolvidas, por parte de alguns investigadores nacionais, sobre a utilização dos dados estatísticos na análise das condições de vida e exclusão social.
pág. 08
This is a SEO version of n_30_III.cdr. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »