Revista Eletrónica do INE - abril/junho de 2025

62 63 INEWS 63 - A revista do INE INEWS 63 - A revista do INE Temas premiados e olhares sobre a realidade Dq uoec aosn tt ea mc t oá tci coams ea ss ceoql hu ii dp aa ss , rfei cf loeut ecml a ruom a pO rsetor caub pa al hç oã so vgeenncueí dn oa rceosme mq uceasdt aõ eess caat ul ãaoi s . de setsat taí cs at ircaam, p- seen spaomr ec on mt o bcirní at irc oa neácl irsi ea t i v i d a d e visual. > 2.º ciclo: Alimentação saudável — com ea nl i mf o qe nuteanr easree lbaeç mã o- eesnttarre dhoásbai tlousn o s > 3.º ciclo: Peso das mochilas escolares — com recolha e análise de dados sobre o impacto físico do peso transportado diariamente > Ensino secundário: Despesas na saúde —c u i ud ma d oo lshda er cs raíút idceo es oa bsrueaoasc ceus ss itbo isl iddoa sd e Na competição, foram também explorados temas como: > S cl u im ste á n ti t c a a b s ilidade ambiental e alterações > Saúde mental entre adolescentes > Tempo de ecrã e hábitos digitais > I s g a u lá a r l i d o a s de de género no desporto e nos > D re e g s i i o g n u a a l ldades territoriais e mobilidade On as ctiroanbaal l hmousl tf iodriasmc i palvi na al i ra, dc oo smp bo ar sueme mj ú r i cnrai tcéormi ous nc iocma çoã or i, gcor ri aet si vt ai dt íasdt iec oe , rcel laerveâznac i a social. Um legado de excelência internacional Portugal tem vindo a afirmar-se no panorama internacional da literacia estatística. Na edição anterior (2022/2023), on ap caaí st ecgoonrqi au ids ot o3u. ºo c1i c. ºl op, rcéommi oo mp óusnt de ri a l “CENSOS 2021: novas configurações de Pd oa rEt us cgoalla”, Bd áe ss iecnavPoal vdirdeoJ po aoqr uuimmaFel oq ruei ps ,a dr eecFoanfhee. cEes toa tdailsetni nt oç ãdoo isnat el urnnoa sc ieo noatlr a b a l h o de excelência desenvolvido nas escolas portuguesas. OS VENCEDORES NACIONAIS DA EDIÇÃO 2024/2025 FORAM SELECIONADOS PARA A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL. OS RESULTADOS SERÃO ANUNCIADOS A NÍVEL INTERNACIONAL NO 65.º CONGRESSO MUNDIAL DE ESTATÍSTICA DO INTERNATIONAL STATISTICAL INSTITUTE (ISI), A REALIZAR-SE NO PRÓXIMO MÊS DE OUTUBRO, EM HAIA, NOS PAÍSES BAIXOS. Envolver, apoiar, valorizar PI Na Er aeaal éUmT Ad eD pc or eo sr tdaerna amr eamp oai oc opme dpaegt ói çgãi oc o, o às escolas, através de: > Wpaerbaidnoarcsenetseesssões de esclarecimento > Gofuiciaiasissimplificados sobre estatísticas > A pr c o o c m es p s a o nhamento técnico ao longo do > Eeqnutripegaas pverensceendcoiraal sde prémios às Estas ações reforçam a proximidade icnosnt ti rt ui bcui oenma lpcaorma oo dme seei on veos cl voi lma re en t o d e competências estatísticas desde cedo. Estatística para todos Ad eCuommap ee tsitçrãaot éNg ai ac imo na ai sl adme Pp ól as tdeer epsr oé mp ao rçtãeo da literacia estatística, especialmente junto das gerações mais jovens. No contexto dos 9se0rarneofosrdçaodIoNEco, mes:te compromisso está a > Auntiivviedrasdideasddeisrigidas a escolas e > Conteúdos interativos e digitais > Peacriêcenrciiaas com instituições de ensino At roa beas lthi mo uc ol al ra boopreant isvaomeeon ut os oc rcí ot inc soc, ioe n t e dp aa rian ff oo rr mm aa çr ãcoi d, ea sdtãaoisn mi c iaaitsi vpar ec po anrt ar idbousi, informados e participativos. Na Escola Secundária de Loulé

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM5MTA=