Boletim Mensal de Estatística, abril de 2022

ABRIL 2022 41 Ao nível da atividade económica, podemos observar que, neste triénio, as atividades de inovação foram protagonizadas sobretudo por empresas dos sectores: • Da informação e comunicação (75,5%); e • Dos serviços financeiros (68,4%). As principais diferenças observadas relativamente ao triénio anterior (2016-2018) são: Empresas com atividades de inovação, por atividade económica, 2018-2020 Em2020, as empresas realizaramum total de 2 736milhões de euros em despesas com atividades de inovação (+5,3% face a 2018), que representaram cerca de 1,0% do total do seu volume de negócios global (0,8% em 2018). As empresas de informação e comunicação destacam-se não apenas por serem o sector de atividade com maior proporção do volume de negócios investido em inovação (4,0%), mas também por serem aquele que mais cresceu face a 2018 (+170,4 milhões de euros). Despesas com inovação, em % do volume de negócios das empresas, 2020 39,2% 39,7% 44,0% 45,9% 47,4% 50,8% 51,9% 68,4% 75,5% Agricultura e pescas Construção e a�vidades imobiliárias Alojamento e restauração Transportes e armazenagem Indústria e energia Comércio Outros serviços Serviços financeiros Informação e comunicação 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 0,3% 0,3% 0,5% 0,5% 0,9% 1,0% 1,3% 2,2% 4,0% 0,0% 0,5% 1,0% 1,5% 2,0% 2,5% 3,0% 3,5% 4,0% 4,5% Comércio Construção e a�vidades imobiliárias Alojamento e restauração Transportes e armazenagem Agricultura e pescas Serviços financeiros Indústria e energia Outros serviços Informação e comunicação • Emtermos de inovaçãodeprocesso, os aumentos das proporções de empresas inovadoras com atividade ao nível: » Dos serviços financeiros (+24,2 p.p.); e » Do comércio (+21,3 p.p.). • Em termos de inovação de produto, as evoluções das proporções de empresas inovadoras com atividade no âmbito: » Da informação e comunicação (+5,9 p.p.); » Do comércio (+5,1 p.p.); e » Da indústria e energia (-4,6 p.p.). Em 2020, 13,8% do volume de negócios das empresas resultou da introdução de produtos novos ou melhorados (+2,6 p.p. face a 2018), com a seguinte distribuição: Volume de negócios resultante da introdução de produtos novos ou melhorados, em % do volume de negócios total das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço 9,5% 4,3% 2020 7,0% 4,2% 2018 Novos para a empresa Novos para o mercado Outras fontes • Produtos novos para a empresa: 9,5% (7,0% em 2018); • Produtos novos para o mercado: 4,3% (4,2% em 2018). Mais informação: Estatísticas da Inovação – triénio 2018-2020 20 de abril de 2022

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