Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Proporção de massas de água com bom estado/ potencial ecológico (%)
Característica Descrição
Designação Proporção de massas de água com bom estado/ potencial ecológico (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013); Trienal
Periodicidade Trienal
Fonte Agência Portuguesa do Ambiente
Primeiro período disponível 2010 - 2012
Último período disponível 2016 - 2018
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (NUTS - 2013)
Conceitos
  • ÁGUAS DE ORIGEM SUPERFICIAL:  Águas obtidas da água que escorre, ou estagna, à superfície do solo: em cursos de água naturais, tais como rios, ribeiros, regatos, etc., e cursos de águas artificiais tais como canais para rega, uso industrial, navegação, sistemas de drenagem, aluviões (águas sub-superficias) e reservatórios naturais e artificiais. Excluem-se a água do mar, massas de águas estagnadas permanentes, naturais e artificiais, e as águas das zonas de transição tais como pântanos salobros, lagoas e estuários.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula [Massas de água (classificação de "Bom" ou "Excelente")/ Total das massas de água]*100
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações O indicador é referente ao estado ecológico, que traduz a qualidade da estrutura e do funcionamento dos ecossistemas aquáticos associados às águas superficiais e é avaliado pela comparação dos dados obtidos, para os vários elementos de qualidade (biológicos, hidromorfológicos, físico-químicos gerais e poluentes específicos), com as condições de referência definidas para cada ecótipo. Uma massa de água é associada a uma unidade territorial sempre que a área de interseção seja superior a 0,3 km2 ou, no caso específico das massas de água costeiras, quando a linha de costa da unidade territorial coincide com a massa de água em mais de 1 km. São exceção duas massas de água costeiras que foram associadas ao município de Caminha e Vila Real de Santo António.
Data da última atualização 28/01/2021


informação apresentada em 21/5/2022