Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Esperança de vida à nascença (Metodologia 2007 - Anos)
Característica Descrição
Designação Esperança de vida à nascença (Metodologia 2007 - Anos) por Local de residência (NUTS - 2013); Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Tábuas completas de mortalidade
Primeiro período disponível 2008 - 2010
Último período disponível 2015 - 2017
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Local de residência (NUTS - 2013)
Conceitos
  • POPULAÇÃO RESIDENTE:  Conjunto de pessoas que, independentemente de estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento no momento de observação, viveram no seu local de residência habitual por um período contínuo de, pelo menos, 12 meses anteriores ao momento de observação, ou que chegaram ao seu local de residência habitual durante o período correspondente aos 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecer por um período mínimo de um ano.
  • ESPERANÇA DE VIDA À NASCENÇA ( e0 ):  Número médio de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idades observadas no momento.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula A esperança de vida é derivada de tábuas completas de mortalidade com período de referência de três anos consecutivos, em vigor a partir de 2007.
Unidade de Medida (símbolo) Ano (Ano)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 27/09/2018


informação apresentada em 15/7/2019