Metainformação

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 Índice de preços no consumidor (Ponderador IPC - Base 2012)
Característica Descrição
Designação Índice de preços no consumidor (Ponderador IPC - Base 2012) por Consumo individual por objectivo; Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Índice de preços no consumidor
Primeiro período disponível 2013
Último período disponível 2024
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
  • Consumo individual por objetivo
Conceitos
  • PREÇO NO CONSUMIDOR:  Quantia paga pelas famílias na aquisição de bens e serviços individuais baseados em transacções monetárias. Esta quantia corresponde ao valor que o adquirente efetivamente paga no momento de aquisição e inclui todos os impostos indiretos líquidos de subsídios sobre os produtos, reduções e descontos desde que de aplicação generalizada aos consumidores, e exclui juros e outros custos associados à compra a crédito.
  • POPULAÇÃO RESIDENTE:  Pessoas que, independentemente de no momento de observação - zero horas do dia de referência - estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, aí habitam a maior parte do ano com a família ou detêm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Definição Os ponderadores do Índice de Preços no Consumidor refletem a proporção da despesa de cada nível da Classificação do Consumo Individual por Objetivo no total da despesa monetária final de consumo privado. Os ponderadores de despesa são reescalonados para somarem 10000000. O Índice de preços no consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.
Unidade de Medida (símbolo) Não aplicável (-)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 12/02/2024


informação apresentada em 26/4/2024