Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 População empregada por conta de outrem (N.º)
Característica Descrição
Designação População empregada por conta de outrem (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013), Atividade económica (Secção - CAE Rev. 3) e Escalão de pessoal ao serviço; Anual
Periodicidade Anual
Fonte MTSSS/GEP, Quadros de pessoal
Primeiro período disponível 2007
Último período disponível 2021
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (NUTS - 2013)
  • Atividade económica (Secção - CAE Rev. 3)
  • Escalão de pessoal ao serviço
Conceitos
  • ESTABELECIMENTO:  Empresa ou parte de uma empresa (fábrica, oficina, mina, armazém, loja, entreposto, etc.) situada num local topograficamente identificado. Nesse local ou a partir dele exercem-se atividades económicas para as quais, regra geral, uma ou várias pessoas trabalham (eventualmente a tempo parcial), por conta de uma mesma empresa.
  • ATIVIDADE ECONÓMICA:  Resultado da combinação dos fatores produtivos (mão de obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos fatores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a atividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços).
  • EMPREGOS POR CONTA DE OUTRÉM:  Empregos para os quais os titulares têm contratos explícitos ou implícitos, escritos ou orais, que lhes dão direito a uma remuneração base que não está directamente dependente do rendimento da unidade para a qual trabalham.
  • TRABALHADOR POR CONTA DE OUTRÉM:  Indivíduo que exerce uma atividade sob a autoridade e direção de outrém, nos termos de um contrato de trabalho, sujeito ou não a forma escrita, e que lhe confere o direito a uma remuneração, a qual não depende dos resultados da unidade económica para a qual trabalha.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Unidade de Medida (símbolo) Número (N.º)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 06/01/2024


informação apresentada em 4/3/2024